Duas pessoas são presas suspeitos de desmatamento da Mata Atlântica no Sul do Piauí

Dois homens foram presos no Sul do Piauí suspeitos de envolvimento no desmatamento ilegal de áreas da Mata Atlântica. Eles foram identificados pelas iniciais J.M.D. e R.M., respectivamente gerente e proprietário de uma fazenda localizada entre os municípios de Manoel Emídio e Alvorada do Gurgueia.

📲Participe do canal de notícias do Ponto X no 👉🏽 WhatsApp receba notícias na palma da mão!

As investigações foram conduzidas pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e começaram em 2024, após uma denúncia anônima encaminhada à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Uma auditoria do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) revelou que 1.432 hectares de terras públicas estavam sendo desmatados ilegalmente. Desse total, 333 hectares pertencem à Mata Atlântica, bioma protegido por lei por se tratar de área de preservação permanente.

Segundo o delegado Willame Moraes, além do desmatamento, os investigados são suspeitos de praticar ameaças e provocar incêndios criminosos na região. Em uma primeira ação da Polícia Civil, dois tratoristas foram presos em flagrante enquanto realizavam o desmatamento. Eles afirmaram ter sido contratados pelo dono da fazenda e pelo gerente.

“Recebemos diversas denúncias sobre o caso. Além da grilagem, há indícios de prática de crimes como ameaça, porte ilegal de armas e incêndio criminoso. O esquema envolve a falsificação de documentos, mediante corrupção de servidores públicos, para regularizar as terras e revendê-las com altos lucros, mas essas terras pertencem ao estado”, ressaltou o delegado.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, J.M.D tem antecedente criminal por porte ilegal de armas, durante uma outra operação realizada em 2023. Agora, os investigados deverão responder pelos crimes de organização criminosa, desmatamento ilegal de floresta, invasão de terras públicas (grilagem), destruição e danificação de floresta protegida e Mata Atlântica.

📲Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
📲Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress