Donald Trump venceu as eleições dos Estados Unidos e assumirá novamente como presidente do país, após conquistar 276 delegados nesta quarta-feira (6), segundo projeção da CNN americana. Esta é a primeira vez que os EUA elegem um presidente condenado judicialmente.
Além dos estados tradicionalmente republicanos, Trump conquistou o apoio de estados-pêndulo como a Carolina do Norte, a Geórgia e a Pensilvânia .
Pesquisas de boca de urna dão indícios de como os diferentes perfis de eleitores americanos votaram nesta eleição, que deu vitória a Donald Trump.
Enquanto Kamala Harris teve vantagem entre eleitores negros, Trump saiu à frente no grupo demográfico mais numeroso: os brancos.
Kamala teve vantagem entre hispânicos e mulheres, mas em índices menores do que o esperado por sua campanha.
Trump também se saiu melhor entre eleitores de meia-idade e sem diploma universitário.
Donald Trump conseguiu novamente. Oito anos após sua vitória surpreendente sobre Hillary Clinton e quatro anos depois de ser derrotado por Joe Biden, o ex-presidente agora retorna à Casa Branca como o próximo presidente dos Estados Unidos.
Sua vitória marca um retorno impressionante para um homem que deixou a Presidência com a reputação aparentemente arruinada, em meio à crise gerada pela invasão do Capitólio por apoiadores radicais dele, em 6 de janeiro de 2021. Após ser amplamente criticado por democratas e até por alguns republicanos, Trump embarcou em uma jornada de quatro anos que o levou de volta ao topo do poder.
Fonte: BBC