No município de Morro Cabeça no Tempo, na região Sul do Piauí, duas crianças enfrentam diariamente uma jornada de 9 quilômetros a pé até a escola. A situação ganhou destaque quando um morador local expressou sua indignação em um vídeo enviado para a nossa redação. (Assista o vídeo no final da reportagem).
Nas imagens, o homem que é tio das crianças relata como as crianças enfrentam o sol escaldante para chegar à escola, destacando não apenas os desafios físicos, mas também os perigos inerentes à região de mata pela qual caminham. Ele aponta a falta de humanização por parte da secretaria de educação e da prefeitura municipal, alegando que as autoridades negligenciam a segurança e bem-estar das crianças.
Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram
Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no Telegram
O denunciante ressalta que a prefeitura justifica a ausência de um transporte escolar alegando a inexistência de uma rota para a região onde residem as irmãs. Essas crianças vivem em uma casa simples na zona rural de Morro Cabeça no Tempo, o que torna ainda mais desafiador o longo percurso diário.
Além da extensão perigosa do trajeto, as crianças, ao caminharem sozinhas, são obrigadas a passar por dentro do lixão do município. Essa situação levanta questões sobre a responsabilidade das autoridades locais em garantir um ambiente seguro e adequado para o deslocamento dos estudantes.
A reportagem buscará esclarecimentos junto à prefeitura e à secretaria de educação de Morro Cabeça no Tempo, bem como ouvirá especialistas em educação e defensores dos direitos das crianças para analisar a situação sob diferentes perspectivas.
A nossa reportagem entrou o contato com o secretário municipal de educação de Morro Cabeça no Tempo, Niltinho Santana, porém o gestor disse está viajando e que só irá se pronunciar quando retornar ao município. O espaço continua aberto para esclarecimentos. ASSISTA O VÍDEO A SEGUIR.