De curandeira à agente de saúde: essa era Dona Raimunda, uma mulher de fibra. – Portal Ponto X

De curandeira à agente de saúde: essa era Dona Raimunda, uma mulher de fibra.

Raimunda Nonata Medeiros Santiago nasceu em 28 de agosto de 1951, na localidade Corrente Pará que na época pertencia ao município de Bom Jesus. Filha de Antônio Felipe Santiago e Maria das Mercês Medeiros Santiago, cresceu na lida da roça juntamente com seus pais e irmãos.

Aos 18 anos de idade casou-se com seu primo legítimo, Joaquim Soares; a partir daí passou a morar na comunidade Gruta Bela e em seus arredores. Estudou até o 4º livro que correspondia à quarta série. No dia 14 de outubro de 1971 foi mãe pela primeira vez; sua filha recebeu o nome de Maria de Fátima. Raimunda teve mais onze partos e um aborto (este de gêmeos), tendo 11 filhos nascidos, sendo que apenas sete filhos sobreviveram.

Dona Raimunda como era chamada na comunidade sempre teve este dom de cuidar dos doentes e enfermos, utilizando apenas plantas, ervas e chás extraídos da própria natureza; seus ingredientes no preparo dos remédios eram: folhas, cascas, raízes e sementes de diversas plantas nativas da região. Por já ter o dom de ajudar os doentes, no ano de 1991 ela fez um concurso público para agente de saúde da comunidade e tornou-se além de curandeira a agente de saúde de Gruta Bela.

Utilizava de seus conhecimentos adquiridos desde a infância e conhecimentos aprendidos nos treinamentos da saúde e cuidou com muito amor e carinho de seus pacientes; domingos, feriados,  de dia ou de noite, alguém adoeceu lá ía Dona Raimunda com seus conhecimentos ajudar o próximo. Esse anjo em forma de gente sofreu um infarto fulminante logo após o preparo do café da manhã, no dia 31 de janeiro de 2012. Ficou seu legado e restou as boas lembranças no oração de seus familiares e daqueles que foram acarinhados com seus conhecimentos medicinais.


Por: Elizabeth Zanon

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress