Cuidado! Sangue nas fezes pode indicar alguma doença grave

97

A presença de sangue nas fezes pode ser causada por uma lesão situada em qualquer ponto do sistema digestivo. O sangue pode estar presente em quantidades muito pequenas e não ser visível ou ser bem aparente. Grandes quantidades de sangue nas fezes geram fezes negras e muito mal cheirosas, recebendo o nome de Melena, que, na maioria das vezes, está relacionada a uma hemorragia digestiva alta, no esôfago ou no estômago, por exemplo. Já a presença de sangue vermelho vivo nas fezes pode indicar uma hemorragia digestiva baixa, que pode ocorrer nos intestinos, reto ou no ânus. Quanto mais perto do ânus a ferida estiver, mais vermelho vivo será o sangue.

Principais causas de sangue nas fezes
Endometriose (mulheres);
Hemorroidas;
Fissuras anais;
Úlcera no estômago;
Câncer no intestino – Conheça os sintomas aqui.
Divertículos;
Má formações vasculares;
Doenças inflamatórias;
Pólipos intestinais e outros.
Para identificar o sangue nas fezes basta observá-las logo após evacuar. O sangue pode ser bem visível, mostrando-se em volta das fezes, pode-se notar pequenos riscos de sangue nas fezes ou o sangue pode estar presente em todo o bolo fecal, deixando-o negro, pastoso e muito mal cheiroso.
Por vezes, o que chama atenção do indivíduo é a presença de sangue vermelho vivo no papel higiênico, após limpar-se.

O que fazer em caso de sangue nas fezes
Ao notar a presença de sangue nas fezes, o indivíduo deve ir ao médico gastroenterologista o mais rápido possível, para que sejam solicitados exames, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopia digestiva, para verificar a origem deste sangramento e, assim, iniciar o tratamento.

Como tratar
O tratamento para eliminar o sangue das fezes depende do que o originou. Por vezes, uma úlcera gástrica pode ser a causa do problema e a solução seria tratar a úlcera com o uso de antiácidos e uma dieta especial, por exemplo. Outras vezes, a solução está em melhorar a alimentação do indivíduo, se o problema for causado por fezes muito secas.
Investigar minuciosamente o que está originando o sangue nas fezes é o ponto de partida. A única forma realmente eficaz de cuidar deste incômodo é tratar a origem do problema.

Fonte: Tua Saúde

Comentários