logo-cabecalho

Siga nossas redes:

CRM-PI e outras instituições encontram irregularidades em Hospital Regional de Bom Jesus

O Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI participou na última terça-feira (14) de uma vistoria por videoconferência no Hospital Regional de Bom Jesus Manoel de Sousa Santos, no Sul do Estado, a qual foi solicitada pelo Ministério Público Estadual – MPE.

A vistoria foi coordenada pela Drª Cláudia Seabra (MPE) e participaram, além dos médicos do referido hospital, membros da Secretaria Estadual de Saúde – Sesapi, o prefeito Marcos Elvas, a ex-Secretária Municipal de Saúde de Bom Jesus, representantes do Conselho Regional de Enfermagem – Coren-PI e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Crefito-PI. Pelo CRM-PI participaram o conselheiro Dr. Bruno Ribeiro e o médico fiscal, Dr. Juarez Holanda.

Entre as principais irregularidades apontadas pelo CRM-PI estão a falta de tomógrafo no hospital, que tem convênio para a realização dos exames em hospital particular, de forma limitada, não conseguindo atender à demanda. Existe demora para a entrega de exame para detectar infectados para a COVID-19. O Swab, que demora em média dois dias para ser entregue, no hospital leva até cinco dias. As vestimentas hospitalares para os pacientes são insuficientes e, embora o almoxarifado estivesse trancado, foi constatada a falta de alguns medicamentos, como antibióticos.

O Dr. Juarez Holanda informou que um único ambiente vem servindo, ao mesmo tempo, como consultório, sala de triagem e sala de medicação, o que não é permitido. A Sesapi prometeu abrir dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI no município, no prédio onde deveria funcionar a UPA de Bom Jesus, mas que ainda passa por reforma física.

O CRM-PI constatou que a escala médica está incompleta, faltam insumos e medicamentos para o pleno funcionamento da mesma. A Sesapi prometeu treinamento para médicos e demais equipes que deverão atuar no local e que em um prazo de 10 dias concluiria a reforma física para instalar os leitos de UTI.


Fonte: CRM-PI

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress