28.2 C
Bom Jesus

Covid-19: Bom Jesus planeja ‘lockdown parcial’ a partir de segunda-feira (14); “situação é crítica na região”

Segundo o secretário de saúde keppler Miranda o município pode está passando por um momento muito crítico. Talvez esse seja o pior momento da pandemia.

A prefeitura de Bom Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, realizou na manhã dessa quinta-feira (10), no auditório da secretaria de educação, uma reunião em caráter de urgência para tratar da atual situação que segundo o secretário de saúde Dr. Keppler Miranda, é crítica na região de Bom Jesus e Currais, cidade vizinha que fica a 8 km de distância. 

Na oportunidade, representantes da gestão municipal de Bom Jesus, prefeito Raimundo Sobrinho de Currais, CDL, Polícia Militar, Polícia Civil e Câmara de Vereadores, discutiram a publicação de um novo Decreto com medidas restritivas mais duras para conter o forte avanço da doença nas duas cidades. 

Segundo Keppler Miranda, a prefeitura de Bom Jesus, está realizando um enorme esforço de conscientizar a população sobre as medidas restritivas. “O povo precisa cumprir os decretos e fazer sua parte, pois nas últimas semanas o número de casos e óbitos vêm aumentando constantemente, o que preocupa a gestão, já que estamos chegando ao período de festas juninas e várias lives estão agendadas”.  

Covid-19: Bom Jesus planeja 'lockdown parcial' (Foto: Portal Ponto X)
Covid-19: Bom Jesus planeja ‘lockdown parcial’ (Foto: Portal Ponto X)

“Tendo em vista esse período de São João, e para conter o avanço de casos da covid, a prefeitura irá realizar um ‘lockdown parcial’ a partir da próxima semana, as medidas serão fiscalizadas pela vigilância sanitária com apoio da Polícia Militar, que irá começar a punir os infratores que desrespeitarem o decreto, inclusive na zona rural, onde donos de paredões de som se deslocam e fazem aglomeração. O centro covid está realizando um número alto de testes diário, com isso, já começa a faltar testes para compra”. Ressalta o secretário de saúde.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Joseane Cavalcante, há uma grande preocupação com a nova variante da covid-19, pois existe pacientes apresentando evolução muito rápido no quadro clínico, pessoas que evoluem para a forma grave em apenas 48 horas e precisam ser intubados.

De acordo com o vereador Januário Medrado, a doença causa uma fragilidade nas famílias acometidas. Por isso precisa que o decreto torne mais eficaz as leis. “É preciso que a polícia seja mais dura contra quem está desrespeitando as medidas restritivas. Donos de carros de som e de bares precisam acordar para o problema. A polícia precisa multar. As festinhas particulares também são problema, algum procedimento mais rígido é necessário ser feito para punir esses infratores e barrar a disseminação do vírus”. Disse o parlamentar ao Ponto X.

Covid-19: Bom Jesus planeja 'lockdown parcial' (Foto: Portal Ponto X)
Covid-19: Bom Jesus planeja ‘lockdown parcial’ (Foto: Portal Ponto X)

Segundo o prefeito Raimundo Sobrinho, foram intensificadas as medidas restritivas em Currais, donos de bares estão sendo notificados através da vigilância sanitária e polícia militar. Já foi prorrogado o decreto e o funcionamento está sendo através do delivery. 

Existe uma grande preocupação com as lives de festas juninas, a vigilância sanitária destacou que está atenta e se houver aglomeração e plateia, as lives serão canceladas e os organizadores punidos. Só será permitido a presença dos artistas. Recentemente uma live em Bom Jesus que tinha plateia e muita aglomeração foi cancelada e o cantor notificado, um fiscal da vigilância sanitária foi agredido durante a abordagem em outro evento. 

O novo Decreto será publicado e se fala em um ‘lockdown parcial’, com fechamento de escolas, academias, bares, restaurantes e similares, a venda de bebidas alcoólicas também deverá ser proibida, haverá apreensão de paredões de som e os infratores notificados, inclusive na zona rural dos dois municípios, com previsão de multa e registro de TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Em Currais, segundo boletim epidemiológico emitido ontem (09), o município registra 69 casos ativos, 02 óbitos e 15 pessoas internadas. Já em Bom Jesus, são 3.393 casos confirmados, 107 casos ativos, 13 pessoas internadas e 01 na fila por leito, hoje foi confirmado mais um óbito, chegando a 33. O Hospital Regional de Bom Jesus está 100% dos leitos destinados a pacientes covid ocupados.

 

 

 

Mais Lidas