logo-cabecalho

Siga nossas redes:

Comunidade rural de Redenção do Gurgueia sofre com a falta d’água

A comunidade Estiva, localizada na zona rural do município de Redenção do Gurgueia, no Sul do estado do Piauí, vem sofrendo há vários meses com a frequente falta d’água ocasionada por vários fatores, conforme denuncia do morador e presidente de uma associação local, Leonardo Alexandre Ribeiro, o abastecimento na comunidade é de responsabilidade da Companhia Municipal de Água e Esgotos de Redenção de Gurgueia (AERG).

O presidente da Associação dos Produtores Rurais da Estiva, Leonardo Alexandre Ribeiro, disse que a empresa é conhecedora dos problemas e até o momento não tomou nenhuma providência. Ele entrou em contato com o presidente da Companhia de Água do município, Bertoldo Mendes da Silva, pedindo que o mesmo tomasse providências em relação aos problemas no abastecimento. Leonardo, informou a redação do Portal Ponto X, que o Presidente da AERG o chamou por meio de áudios de whatsApp de, “debochado”, e ainda disse que; “os interiores são muito pequenos pra eu deixar meu tempo pra ir cuidar deles”. Falou.

Conforme o presidente da associação, alguns moradores colocaram registros na rede de distribuição e com essa ação, impedem que a água que já é pouca chegue até as demais residências e mesmo depois de saber onde ficam os registros nenhuma atitude foi tomada por parte da companhia de abastecimento de água, dando a entender que não é responsável pelo problema.

Ainda de acordo com Leonardo Alexandre Ribeiro, o abastecimento é insuficiente, a bomba submersa que atende a comunidade não tem potência suficiente para atender a demanda e em função disso a comunidade só dispõe de água em média 4hs (quatro horas) por dia e neste curto intervalo de tempo ainda é privada de receber água por conta dos vários empecilhos na rede de distribuição.

As denúncias continuam e Leonardo diz também que, a caixa d’água está sem tampa há vários anos, facilitando a entrada de aves e insetos que caem ou defecam na água que é consumida nas residências, podendo afetar a saúde das mais de cinquenta famílias compostas de homens, mulheres, idosos (a), hipertensos, diabéticos e crianças que residem na comunidade.

“Quando procurei o presidente da AERG não fui atendido, mesmo eu sendo o representante legal de uma comunidade, fui agredido verbalmente e não obtive resposta, diante disso procurei o Ministério Público do Estado do Piauí e protocolei uma denúncia junto ao órgão para que assim a companhia de abastecimento de Água resolva estes problemas e as nossas famílias possam usufruir deste direito que é de todos”. Afirmou, Leonardo, presidente da Associação.

Procurado pelo Portal Ponto X, o presidente da AERG, Bertoldo Mendes da Silva, disse que a companhia estar planejando uma estratégia para solucionar o problema. “Já perfuramos um outro poço e estamos aguardando a perfuração de mais um para essa comunidade. Sabemos que um dos grandes problemas é a existência de registros colocados na rede sem o conhecimento da AERG”. Disse Bertoldo.

O sistema de abastecimento de água de Redenção do Gurgueia, foi municipalizado, a nossa redação tentou o contato com o prefeito, Dr. Macaxeira, que não se pronunciou sobre as denuncias.

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress