A partir de agora, um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais vai atuar em conjunto com a Comissão com a finalidade de aprimorar a arbitragem nacional e reduzir o número de decisões equivocadas nos jogos de futebol.
O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais é formado pelo italiano Nicola Rizolli, que apitou a final da Copa do Mundo de 2014, o argentino Nestor Pitana, árbitro da final da Copa do Mundo de 2018, e o brasileiro Sandro Meira Ricci, que trabalhou nas Copas de 2014 e 2018, também com larga experiência mundo afora.
Já a Comissão de Arbitragem da CBF será gerida por uma equipe técnica multidisciplinar, coordenada pelo gestor Rodrigo Cintra e que contará com outros nomes de peso, como Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.
“É um projeto que com certeza vai trazer frutos para a transparência, dentro e fora de campo da arbitragem nacional. Queremos avançar para que o futebol seja cada vez mais alegre, disciplinado e purificado”, disse o presidente Ednaldo Rodrigues, que parabenizou um a um dos novos auxiliares.
O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais estará em contato com a Comissão de Arbitragem analisando lances polêmicos, aqueles que suscitem dúvidas, e, ao analisá-los, os três integrantes do Comitê terão poder de voto, a fim de direcionar decisões da Comissão de Arbitragem.
Ao criar o Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais para interagir com a Comissão de Arbitragem, a CBF passa a ser a primeira associação nacional a adotar essa metodologia no mundo, de modo contínuo em seu calendário.
Outras novidades anunciadas pela CBF nesta quinta dizem respeito a criação da Escola Nacional de Arbitragem e a elaboração de um ranking nacional de arbitragem, iniciativas que já estarão vigentes neste semestre, com a intenção de padronizar o setor.
Profissionalização
A Comissão de Arbitragem vai também, em conjunto com a diretoria da CBF e com as entidades ligadas aos árbitros brasileiros, tratar da profissionalização deles e estabeleceu a data de 31 de dezembro de 2027 como limite para a conclusão de estudos e análises sobre o caso.
Para isso, sabe que dependerá da aprovação do Congresso Nacional.
“Queremos que esse tema não seja um projeto e sim um programa. Vamos tocar um planejamento e esperamos fazer essa mudança já a partir de 2028 com o primeiro grupo profissionalizado”, disse Rodrigo Cintra.
Agradecimentos
A Confederação Brasileira de Futebol informa que encerrou nesta quinta-feira, 13, o ciclo de trabalho de Wilson Seneme à frente da Comissão de Arbitragem da CBF.
A CBF agradece o profissionalismo e a dedicação do dirigente durante o período em que esteve à frente da função e deseja sucesso em seus futuros desafios.
Novo processo
Nestor Pitana, que vai integrar o Comitê Consultivo, falou sobre sua expectativa de colaborar com a CBF. Atualmente, o argentino presidente a Comissão de Arbitragem da Federação Equatoriana de Futebol.
“Estou muito grato pela oportunidade que a CBF está me dando. Estar aqui apoiando, sugerindo e analisando a arbitragem é ótimo. Gostaria de agradecer ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e também a Federação Equatoriana por permitir minha vinda. Para mim será um novo processo, porque este comitê é inovador.”
Expectativa
Para Sandro Meira Ricci, a nova experiência tem tudo para ser bem sucedida. Ele também fez um breve comentário sobre as mudanças na arbitragem brasileira e sua participação no Comitê Consultivo.
“É uma oportunidade única de contribuir com a arbitragem brasileira depois de tantos anos de experiência.
A partir desse convite vamos analisar a cada rodada as situações mais polêmicas, mais controversas e emitir uma opinião sobre isso. A expectativa é que a gente possa também aprender um pouco com esse processo inovador e contribuir com base na nossa experiência e conhecimento.”
Uniformizar
O italiano Nicola Rizolli não pôde vir ao encontro promovido pela CBF, mas gravou um vídeo exibido durante o evento num hotel do Rio. Ele é diretor de Arbitragem da Concacaf, a quem também agradeceu por ter lhe autorizado a participar do Comitê Consultivo.
“Gostaria de agradecer à CBF pelo convite para fazer parte deste importante projeto. Preciso agradecer também à Concacaf por me dar a oportunidade de estar aqui. Estou muito feliz.
Isso é uma ótima experiência, um projeto importante, e vou usar todo o meu conhecimento para torná-lo o melhor possível. Tenho certeza que com uma ótima equipe, como temos, podemos melhorar de alguma forma a qualidade da arbitragem nos critérios, na uniformidade dos árbitros.”