A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) divulgou, nesta quinta-feira (16/01), uma medida preventiva para lidar com o aumento das chuvas na bacia do Rio Parnaíba. O volume de vazão da barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe, no Sul do Piauí, será ampliado gradualmente a partir desta sexta-feira (17), conforme comunicado oficial.
Atualmente, a barragem opera com uma afluência de 1.070 m³/s, quase o dobro da defluência de 547 m³/s, e encontra-se com 58% do seu volume útil. Diante disso, a Chesf decidiu iniciar o aumento da vazão para 800 m³/s na sexta-feira e atingir 1.000 m³/s no sábado (18). A medida visa prevenir impactos maiores, enquanto a situação é monitorada para possíveis reavaliações.
Segundo a Chesf, a decisão tem caráter preventivo e busca mitigar possíveis consequências do aumento das vazões. A empresa reforçou a necessidade de evitar a ocupação de áreas de planícies de inundação.
Comunicado oficial da Chesf
“A Bacia do Rio Parnaíba encontra-se no seu período chuvoso, tendo o Reservatório de Boa Esperança alcançado, às 24h00 de ontem, 15/01/2025, a cota 301,74 m, com um armazenamento correspondente a 58,22% do volume útil (V.U.) e afluência da ordem de 1.070 m³/s, praticando defluência de 547 m³/s.
Em virtude da previsão de ocorrência de chuvas na Bacia do Parnaíba e em observação à curva de volume de espera estabelecida para o período, as defluências do aproveitamento de Boa Esperança serão elevadas, gradualmente, para o patamar de 1.000 m³/s a partir de amanhã, 17/01/2025, com prática de vertimento, devendo permanecer com este valor até nova reavaliação.”
Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram