28.2 C
Bom Jesus

CE confirma caso suspeito de coronavírus em Sobral

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou a notificação de um caso suspeito de coronavírus, no município de Sobral. O paciente foi medicado e está internado, em observação e isolamento respiratório. O quadro clínico dele é estável.

Conforme a Secretaria, o paciente com a suspeita da doença esteve na China por 90 dias a trabalho e retornou ao Brasil há 12 dias.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sobral acrescenta que o paciente internado retornou ao Brasil “apresentando sintomas compatíveis com o protocolo da suspeita” divulgado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde para o vírus.

Por causa disso, foi publicada nota técnica para orientar profissionais de saúde sobre o novo coronavírus. É um novo vírus que tem causado doença respiratória, com casos recentemente registrados na China. Não há caso confirmado no estado, nem no Brasil.

A nota técnica orienta os profissionais sobre como notificar casos suspeitos, coleta de amostras, critérios clínicos e epidemiológicos. Além de atendimento de casos suspeitos e medidas de prevenção e controle.

Sobre o vírus
Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos há 60 anos. Causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

A transmissão do vírus ocorre por contato com a saliva de quem está doente, por meio de espirro, tosse, catarro ou ao tocar um objeto contaminado. Os profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Cuidados
Os sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar. Para prevenir, atitudes simples no dia a dia são importantes. Lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, ficar em casa se estiver doente, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel quando tossir ou espirrar, limpar e desinfetar os objetos que são muito usados.

Caso apresente os sintomas dentro de um período de até 14 dias após viagem para alguma cidade na China, deve-se procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.


Fonte: Secretaria de Saúde do Ceará

Mais Lidas

Polícias Civil e Militar prendem traficantes em Bom Jesus.

A ação integrada das Polícias Civil e Militar de Bom Jesus resultou na prisão de um casal traficantes, na apreensão de um menor de...

Gusttavo Lima é censurado e decide não fazer mais lives, CONAR aponta irregularidades nas transmissões

A declaração foi feita horas depois do músico virar alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apontou irregularidades nas propagandas de bebidas...

Adolescente de 15 anos morre afogado em barragem no Piauí

O jovem Lucas de Jesus Almeida, de apenas 15 anos, de família de Campo Grande do Piauí, morreu vítima de afogamento no início da...

Sindicato denuncia cortes de horas extras e cobra adicional de periculosidade igual para todos durante pandemia

A Direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) em reunião na última quarta-feira (15/04) com o diretor do...