28.2 C
Bom Jesus

Caos na saúde, má gestão, ambulância presa pela PRF, corrupção e politicagem

O problema da saúde pública no Brasil e, em particular no Piauí, não é falta de recursos, mas de gestão. Cargos que pertencem a deputados, funcionários terceirizados em troca votos, corrupção, politicagem, até banda de forró, de acordo com informações, já foi pago com dinheiro da saúde, em meio a todos esses desmantelos, mesmo sabendo da real situação que vive os hospitais regionais do estado, nada está sendo feito, ou melhor, estão sim, desviando os fins para benefício dos meios. Uma UPA 24 Horas que levou mais de 10 anos para ser construída em Bom Jesus, foi reformada duas vezes, nunca atendeu um paciente, e pelo visto não vai, pois a onda agora é um tal desvio de finalidade, o que deveria servir para desafogar o hospital regional Manoel de Sousa Santos, como tanto disse o deputado, o secretário de saúde, aliás, dois secretários vieram a Bom Jesus, prometeram a inauguração da UPA, infelizmente isso nunca aconteceu. O prédio da UPA que está pronto e reformado duas vezes, está passando por uma nova reforma, a terceira, somente nessa gestão do governador W.Dias e será transformado em um “Centro de Especialidades” que irá atender alguns pacientes com doenças crônicas.

AS DENÚNCIAS:

A reportagem do Ponto X recebeu nos últimos dias uma série de denúncias do péssimo funcionamento do hospital regional de Bom Jesus. Mesmo depois das fiscalizações do Ministério Público e da Comissão da Saúde, nada mudou, são várias as reclamações dos pacientes: Falta cobertas nos leitos, ar condicionado, remédios, material para primeiros socorros, ambulância, demora no atendimento, etc.

De acordo com um paciente, até o setor pessoal deixa a desejar: “Cheguei doente, sentido fortes dores no abdômen, o médico me atendeu bem, mas, ma hora da medicação a enfermeira disse que estava comendo um doce, sua sobremesa e só poderia atendê-lo quando terminasse”. Afirma o paciente, Francisco.

Outra denúncia que chegou a nossa redação, foi em relação a higiene, segundo o paciente, esses últimos dias o hospital estava fedendo, um mal cheiro insuportável e os profissionais todos usando mascaras.

Mais uma séria denúncia que o Ponto X recebeu, foi a respeito das ambulâncias do hospital. Desde de março que uma está encostada em uma oficina da cidade pegando sol e chuva e sem previsão de voltar a ser utilizada. A outra foi apreendida pela PRF com documentos atrasados, faltando licenciamento, mal estado de conservação, faltando acessórios e outros itens, além de colecionar multas.

Fica a pergunta aos gestores que sabem tão bem, sem sobras de dúvidas são mestres em gerir seus patrimônios, suas clínicas, seus negócios que crescem a cada dia, seus extratos bancários vão de vento em polpa, suas mordomias então, frequentam os melhores hospitais particulares do pais e do exterior, viajam, conhecem novos lugares, desfrutam das melhores comidas e hotéis de luxo, etc. Porém, não conseguem administrar um hospital público para oferecer pelo menos o básico com a dignidade que a população mais carente precisa e paga por isso.

Isso tudo acontece por conta da politicagem que impera no setor, como acontece no Hospital Regional de Bom Jesus, transformado num cabide de emprego pelo grupo político local aliado do governador Wellington Dias.

EIS O X DA QUESTÃO ! (?)

A Comissão da Saúde da Alepi deve continuar investigando e também convidar um representante da OAB-PI e do Ministério Público Estadual para acompanhar as inspeções nos hospitais da rede estadual de Saúde e propor as medidas cabíveis na Justiça. Além disso, deve fiscalizar mais os hospitais e manter o contato com pacientes que na maioria das vezes são coagidos e até ameaçados a não denunciar os gestores do setor.

Em meio ao caos, no início do anos a vice-governadora do Piauí, Regina Sousa e o deputado Chico Lima, líder do governo na Alepi, disseram que as coisas andam às mil maravilhas na saúde estadual e que a oposição está “inventando problemas” para se beneficiar eleitoralmente.

A reportagem tentou o contato várias vezes com o diretor do Hospital Regional de Bom Jesus, para comentar o caso, até a publicação dessa nota não foi atendida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Polícias Civil e Militar prendem traficantes em Bom Jesus.

A ação integrada das Polícias Civil e Militar de Bom Jesus resultou na prisão de um casal traficantes, na apreensão de um menor de...

Gusttavo Lima é censurado e decide não fazer mais lives, CONAR aponta irregularidades nas transmissões

A declaração foi feita horas depois do músico virar alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apontou irregularidades nas propagandas de bebidas...

Adolescente de 15 anos morre afogado em barragem no Piauí

O jovem Lucas de Jesus Almeida, de apenas 15 anos, de família de Campo Grande do Piauí, morreu vítima de afogamento no início da...

Sindicato denuncia cortes de horas extras e cobra adicional de periculosidade igual para todos durante pandemia

A Direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) em reunião na última quarta-feira (15/04) com o diretor do...