A Câmara Municipal de Bom Jesus, no Sul do Piauí, anunciou nesta segunda-feira (19) a retomada das sessões presenciais e do horário normal das reuniões, todas as segundas às 19h. Além disso, os protocolos de segurança, como o uso de máscara, distanciamento social e álcool em gel, serão mantidos. (ASSISATA A SESSÃO NO FINAL DA MATÉRIA).
Ontem a casa legislativa realizou a terceira sessão ordinária do mês de abril. Todos os 11 (onze) parlamentares compareceram e discutiram Projetos de Lei, requerimentos e pedidos de providência. Ainda durante a 3ª reunião o secretário municipal de agricultura, Gilson Manganeli, compareceu ao plenário no sentido de esclarecer algumas denúncias levantadas pela bancada de oposição no tocante ao trabalho de gradagem de terras para pequenos produtores da agricultura familiar da zona rural do município.
Na sessão anterior o vereador Terto (PSDB) solicitou explicações para o presidente da casa, Odair Fonseca (PP) e do secretário municipal de agricultura, Gilson Manganeli, a respeito do uso do trator para beneficiar terras de pequenos produtores de Bom Jesus. O vereador disse que foi informado sobre o caso e em seguida repassou ao plenário, pedindo que o presidente da casa se explicasse a respeito de supostas denúncias do uso do trator em suas terras.

Gilson Manganeli usou a tribuna para esclarecer as supostas denúncias para beneficiar correligionários. Ainda segundo Gilson ele ainda foi citado sobre o financiamento de máquinas agrícolas, por essa razão foi até a casa legislativa para dar transparência aos fatos.
“Eu, como secretário da pasta de agricultura devo esclarecimentos, porém devo lhes dizer que recebemos as máquinas da prefeitura, sucateadas. Por isso pedimos autorização para fazer o financiamento para compra de 3 tratores, 2 grades, uma pá carregadeira, dentre outros equipamentos para dar mais celeridade aos trabalhos da agricultura familiar, bem como prestar manutenção nas estradas do município”. Disse.
“Quanto ao uso de tratores, começamos um trabalho na localidade Corrente dos Matões, onde inclusive, um campo experimental está sendo feito e que deverá ser modelo na região. Pretendo fazer um dia de campo para ajudar a agricultura familiar. Quando fui convidado para a pasta, somente aceitei ser secretário para fazer o trabalho com imparcialidade, sem a necessidade de saber se o cidadão votou em lado A ou lado B. Isso me foi confirmado pelo prefeito Nestor Elvas (MDB), que disse que seríamos um governo de todos, independente de lado partidário”. Ressalta Gilson.
“Recebemos a secretária de agricultura com apenas um trator, isso dificultou no início nosso trabalho. Mas atendemos todos que precisaram e precisam na zona rural. O trator chega com tanque cheio e volta com tanque cheio, isso para evitar fraude. Os produtores colaboram com o combustível para fazer seu serviço. Eu aceitei essa empreitada para ajudar o povo sofrido da zona rural e irei fazer sem perguntar que lado político ele está.” Esclarece o secretário.
Ainda de acordo com Gilson Manganeli, depois dos questionamentos levantados pelo vereador Terto, uma reunião foi realizada com seus colaboradores e não existiu nenhuma ação para beneficiar correligionários políticos. E sim para atender a todos. “E se existir esse tipo de conduta eu não estaria mais aqui na pasta”. Destaca Manganeli.

REQUERIMENTOS E PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS:
Na ocasião o vereador Raimundo Neto (MDB) apresentou Projeto de Lei nº 001/2021 para reconhecimento como utilidade pública ao Rotary Clube de Bom Jesus. O presidente Odair, disse que o projeto será encaminhado para a comissão e será votado na próxima semana.
O vereador Januário Medrado (PSDB) requereu um trator equipado com grade e carreta para a Associação dos Trabalhadores Rurais da localidade Brejo dos Altos, zona rural do município. Como também apresentou pedido de providência junto a Agespisa para solucionar o fornecimento de água no bairro Residencial Gilson Coelho.
Os vereadores Raimundo Negreiros (PSDB) e Carlos Tenório, apresentaram requerimento nº 005/2021 para contratação da Rádio Gurgueia Web, para divulgar as sessões da câmara. Segundo Tenório, o requerimento é de grande importância para contratar outra rádio para dar mais transparência os assuntos discutidos na casa do povo.
O vereador Ramon (PT), enalteceu os requerimentos e projetos de lei apresentados pelos pares, parabenizou o requerimento sobre o problema de abastecimento de água no Gilson Coelho. Sobre a contratação de outra rádio, disse que acha justo dois meios de comunicação para dar mais transparência aos trabalhos da casa. “Minha família sofre ataques constantes dessa rádio, mesmo assim, irei aprovar o requerimento, sabendo que é de suma importância”. Ressalta.
Segundo o vereador Clécio (MDB), a situação da água no Residencial Gilson Coelho, é uma problemática que precisa ser resolvida. Disse ainda que a gestão passada trabalhou muito nesse sentido e que o atual prefeito Nestor Elvas, não tem medido esforços para solucionar esse problema.
VEJA A SEGUIR NA INTEGRA A 3ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE BOM JESUS
https://www.facebook.com/josewellington.fonsecadecastro/videos/2297628007038330