28.2 C
Bom Jesus

Bom Jesus: Prefeito Nestor Elvas convoca reunião com vários setores para discutir novas medidas para conter avanço da Covid-19

Novas medidas de prevenção serão tomadas para evitar um colapso na rede pública de saúde do município.

A prefeitura de Bom Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, realizou uma reunião no início da noite dessa sexta-feira (15), com o objetivo de ouvir o setor comercial, bancário, Igrejas e Polícia Militar, com o objetivo de lançar um Decreto com novas medidas de prevenção para conter o aumento de casos de Covid-19.

Somente nos últimos 12 dias (de 04 a 15 de janeiro), houve um aumento de 13,89%, ou seja, ao todo foram atendidos 433 usuários, sendo que desses, 295 foram testados (68%), 10 foram retestados (2,3%) e 41 testaram positivos para o novo coronavírus. Segundo informações da direção do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, a unidade está com 75% dos leitos destinados a covid ocupados.

Segundo o prefeito Nestor Elvas (MDB), as contas de combate a covid no município estão zeradas: “Estamos passando por estas dificuldades nesse primeiro momento, devido a isso, convocamos essa reunião para informar e pedir a colaboração dos setores para a elaboração do decreto que será lançado na segunda-feira (18). A princípio serão mediadas preventivas. Deverá ser restringido festas e eventos com aglomeração na cidade. É uma questão de segurança, estamos vendo o caos em Manaus, por isso, enquanto gestor, junto com a nossa equipe precisamos tomar essas medidas para conter o avanço em Bom Jesus.” Disse Nestor Elvas

O secretário municipal de saúde, Dr. Kepler Miranda, destacou que desde o primeiro dia útil dessa gestão (04) de janeiro, a procura pelo centro covid vem aumentando e medidas para conter o avanço precisam ser tomadas para evitar um colapso na rede pública de saúde do município. “A prevenção é a melhor forma, vamos lançar um decreto para controlar a disseminação da covid-19, por isso contamos a com a colaboração do setor comercial, bancários, policia militar e Igrejas para ajudarem com as medidas”. Falou Kepler.

De acordo com o secretário de saúde, a colaboração de todos é primordial para conter a disseminação e o avanço da covid, caso contrário o município não irá atender a demanda. “Se continuar aumentando os casos estamos próximos de uma fase assustadora da doença em nosso município”. Pontua Kepler.

Divá Cordeiro, presidente da CDL, (Câmara de Dirigentes Lojistas), disse que a prefeitura deveria fiscaliza nos bairros da cidade, principalmente festas e eventos, onde são os principais pontos de disseminação da covid. “O que depender da gente estamos prontos para ajudar, pois realmente nesses últimos 15 dias aumentou bastante os casos,” disse.

Também participaram da reunião, Joseane (coordenadora da Vigilância em Saúde), Mara (coordenadora do centro covid), Jetirana (coordenadora da vacina) e Diego (coordenador da atenção básica).

Joseane, Coordenadora da Vigilância em Saúde, destacou ainda que o município está se preparando para a campanha de enfrentamento a Dengue.

Veja as medidas que serão tomadas conforme Decreto que será lançado na segunda-feira (18):

  • Proibição de festas, som automotivo e eventos culturais que causam aglomeração.
  • Bares e restaurantes deverão fechar a Meia Noite.
  • Redução de pessoas em reuniões residenciais, (máximo 15 pessoas).
  • Limite de pessoas em supermercados, além do uso obrigatório de máscara e álcool em gel.
  • Novas regras para bancos, loterias e Igrejas.
  • haverá fiscalização da vigilância sanitária e Polícia Militar.

Mais Lidas