O consórcio municipal por mais vacinas contra Covid-19 no Brasil, coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), obteve um total de 1.703 prefeituras inscritas. O prazo para adesão terminou às 12h desta sexta-feira (5). O número de municípios equivale a mais de 125 milhões de brasileiros, 60% da população.
No Piauí apenas 21 prefeituras se inscreveram para fazer parte do consórcio. O prefeito de Bom Jesus, no Sul do Piauí, Nestor Elvas juntamente com o Secretário municipal de saúde, Dr. Keppler Miranda, informaram ao Portal Ponto X, que o município fará parte do consórcio para compra de vacinas contra a covid-19.
No início da semana, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei que permite a compra de vacinas por estados, municípios e pela iniciativa privada. Pelo texto, a aquisição se torna possível desde que a vacina tenha registro ou autorização temporária de uso emergencial aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
“Garantir as vacinas para nossa população é garantir a segurança principalmente das pessoas que fazem parte dos grupos de risco.” Disse o gestor”.
De acordo com a Frente, houve um aumento expressivo nas inscrições na reta final do cadastro. O último balanço, divulgado na tarde desta quinta (4), contava com 1.292 cidades, sendo 20 capitais. A FNP já havia divulgado que o prazo não seria prorrogado, pois significaria protelar o consócio. A expectativa é que seja constituído legalmente até 22 de março para, depois disso, viabilizar a compra dos imunizantes.
No estado do Piauí, além de Bom Jesus, as prefeituras de Avelino Lopes e Curimatá aderiram ao consórcio, veja a seguir a lista das prefeituras inscritas: