Após quatro mortes por dengue, Sesapi investiga se há nova variante do vírus na região Sul do Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou uma reunião para discutir ações de enfrentamento à dengue no Estado. A ação ocorreu após o município de Baixa Grande do Ribeiro, a 602 km de Teresina, registrar 3 mortes e 14 pacientes com sintomas graves da doença, entre eles um bebê de seis meses. Amostras de sangue foram recolhidos para analisar se há uma nova variante na região.

No município, foram confirmados 32 casos de dengue. Além dos três óbitos, outra morte foi registrada em Sebastião Leal, cidade próxima à Baixa Grande do Ribeiro. Os casos colocaram a secretaria em alerta.

Segundo Amélia Costa, coordenadora epidemiológica da Sesapi, uma equipe foi encaminhada à região para uma reunião.

“Hoje nós encaminhamos uma equipe composta por profissionais da área da Vigilância Sanitária, do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e da área Atenção Básica. Nosso foco foi fazer uma reunião com os municípios vizinhos à Baixa Grande do Ribeiro”, explicou a coordenadora.

“Além disso, colhemos sangue para realizar o teste PCR para identificarmos se há uma variante do vírus Flavivírus circulando na região”, complementou.

Amélia Costa destacou ainda que a secretaria entrou em alerta com o número de óbitos.

“Na realidade, a nossa preocupação está em cima do número de óbitos. Nós tivemos no município este ano um crescimento entre 8% a 10% no número de casos. Nos preocupamos também, pois os casos estavam sendo encerrados apenas com o NS1, que é o teste rápido, e o Ministério da Saúde não aceita o diagnóstico somente com ele”, finalizou.

Fonte: G1 Piauí

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress