Segundo dados divulgados pelo diretor de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança, Fernando Aragão, dos 224 municípios piauienses, apenas 12 possuem o trânsito municipalizado.
LEIA MAIS: Portal Ponto X 📲
Para Aragão, esta condição acaba impedindo ações voltadas para o segmento com apoio de outros entes. “Vamos conversar com os prefeitos para falarmos da importância da municipalização do trânsito. Com o trânsito municipalizado temos como reduzir os problemas provocados no trânsito, como exemplo, a saúde que é bastante prejudicada por conta dos atendimentos de vítimas de acidentes”, afirma.
O Piauí tem hoje apenas 12 cidades com o trânsito municipalizado, das 224 existentes. Além da capital, Esperantina, Piracuruca, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Canto do Buriti, Campo Maior, Corrente, Floriano, Parnaíba e Picos.
No ano de 2022, 161 pessoas foram presas ao dirigir sob efeito de álcool. Já em 2023, foram presas 601 pessoas pelo mesmo motivo. “De 20% a 50% das pessoas que se envolvem em acidente de trânsito estão sob efeito de álcool”, acrescenta Fernando Aragão.
📲Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
📲Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram
📲Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no Telegra
Fonte: Cidade Verde