URGENTE: mensagens de ameaças as escolas no Piauí são investigadas; governo orienta pais

Mensagens de possíveis invasões de escolas que circulam há cerca de quinze dias no estado até agora não passam de trotes, fake news, segundo a Polícia Civil do Piauí.

Criar e compartilhar fake news, desinformação, dependendo da mentira, do dano que causou, do contexto, ele pode ser enquadrado em vários crimes. Na hora de se informar, o cidadão deve levar em consideração fontes oficiais e confiáveis.

O Portal Ponto X, apurou que as mensagens de invasão a uma escola no município de Colônia do Gurgueia, no Sul do Piauí, são falsas, até o momento não há registros de ocorrência e pode ser apenas trote.

Em Bom Jesus, o Ponto X falou com a secretária municipal de educação, Oldênia Guerra, informou que está iniciando uma discussão para tratar da questão e que hoje pela manhã se reuniu com coordenadores da gestão e em breve ações serão iniciadas nas escolas do município.

As mensagens estão circulando no Piauí e em outros estados, provocando apreensão nos pais de alunos. Até agora não há nenhuma confirmação. Agora há pouco, as Secretarias de Segurança divulgaram notas sobre as providências que estão sendo adotadas.

Veja nota do governo do estado:

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão cientes das informações que circulam nas redes sociais e tomando as seguintes providências:

Como identificar conteúdos enganosos

 

Com informações do Cidade Verde