O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) considerou fraudulenta e repleta de irregularidades a pesquisa divulgada pelo Instituto Credibilidade, encomendada pelo candidato Arley, que disputa a prefeitura de Redenção do Gurgueia. Por unanimidade, a Corte eleitoral aplicou uma multa de R$ 53.205,00 ao instituto. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (9).
A Comissão Provisória do Partido Progressistas havia acionado o TRE-PI, alegando que a pesquisa apresentava distorções significativas com o objetivo de enganar o eleitorado. O levantamento foi divulgado em 17 de junho deste ano.
A Procuradoria Regional Eleitoral e o relator do processo, o juiz José Maria de Araújo Costa, votaram a favor da penalidade, afirmando que a pesquisa não foi registrada e continha falhas no plano de amostragem.
Os magistrados classificaram o levantamento como não confiável e ressaltaram que ele foi divulgado com o intuito de desequilibrar o processo eleitoral e confundir os eleitores de Redenção do Gurgueia.
O espaço está à disposição para eventuais esclarecimentos por parte do Instituto Credibilidade.