O estado do Piauí vive uma preocupante alta nos casos de dengue, com um aumento de cerca de 90% em comparação com o ano passado e um número de mortes quase quatro vezes maior. Até o momento, 15 pessoas já faleceram devido à doença. Somente na última semana, foram registradas quatro mortes, incluindo a de um menino de 12 anos em Baixa Grande do Ribeiro.
A situação é preocupante em Bom Jesus, no sul do estado, com as duas mortes confirmadas hoje pela Sesapi, o município registra agora, 07 óbitos por dengue em 2024. Mais duas mortes estão sendo investigadas em Currais.
Os municípios com registros de óbitos até agora, Teresina, Baixa Grande do Ribeiro, Esperantina, João Costa, Manoel Emídio, Floriano e Bom Jesus.
Últimos Registros de Mortes:
- 29/05 (Floriano): 15 anos (sexo feminino)
- 27/05 (Baixa Grande do Ribeiro): 12 anos (sexo masculino)
- 27/04 (Bom Jesus): 55 anos (sexo masculino)
- 22/05 (Bom Jesus): 26 anos (sexo feminino)
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) alerta a população sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, ressaltando que a maioria dos focos é encontrada dentro de casa. Como parte das medidas de combate, o Sesapi já distribuiu mais de 21 mil doses da vacina contra a dengue para crianças de 12 a 14 anos.
Sintomas e Sinais de Alarme
Qualquer pessoa que apresentar febre (39°C a 40°C) de início súbito, acompanhada de pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos - deve procurar imediatamente um serviço de saúde para obter tratamento oportuno.
Após o período febril, é crucial estar atento aos sinais de alarme, que geralmente aparecem entre o 3º e o 7º dia do início da doença, indicando uma possível piora do quadro clínico. Esses sinais incluem:
- Dor abdominal intensa e contínua
- Vômitos persistentes
- Acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico)
- Hipotensão postural e/ou desmaios
- Letargia e/ou irritabilidade
- Aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia)
- Sangramento de mucosas
- Aumento progressivo do hematócrito
A Sesapi enfatiza a importância da prevenção e do tratamento adequado para evitar complicações graves e óbitos. A população deve colaborar eliminando possíveis criadouros do mosquito e procurando atendimento médico ao menor sinal de sintomas.