Seduc realizará aula de revisão para a prova SAEB em Bom Jesus nesta sexta (28)

A partir de 2021, o Piauí ocupa o 9º lugar entre os estados brasileiros na escala de melhor avaliação do IDEB, ficando entre os nove melhores junto com Paraná, Goiás, São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Tocantins e Rio Grande do Sul.

Em setembro de 2022, o Inep mostrou o estado do Piauí saindo da 14° para a 9° posição no ranking educacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No Ensino Médio com o índice do estado de 3,7, em 2019, saltou a 4,0, em 2021. No Ensino Fundamental, o estado também apresentou evolução na avaliação. Em 2019, a nota as séries finais, do 6º ao 9º ano, a pontuação saiu de 4,3 para 4,9, superando a meta estabelecida para 2021 que foi de 4,7.

Seguindo experiências exitosas das revisões do Pré Enem, seja presencial ou por mediação tecnológica, como o canal educação, a Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, através das Superintendências de Ensino Superior – SUPES e Superintendência de Educação Básica - SUEB - devem realizar revisões de reforço para a prova SAEB, em 16 Gerências Regionais, entre os meses de abril e maio – 2023 com estudantes do 3º e 9º anos, envolvendo as escolas da rede estadual de educação e atendendo também estudantes de 9º ano das escolas do município sede do evento.

- Entre interior e capital, serão 21 revisões reforçando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;

- Cerca de 8 mil estudantes participarão presencialmente dos eventos;

- Todas os eventos serão transmitidos pelo CANAL EDUCAÇÃO, onde ficará disponibilizado para acesso remoto nas plataformas do CANAL.

- Cidades onde receberão as revisões:

QUANTITATIVO DE REVISÕES POR MACRORREGIÃO / TERRITÓRIO
Macrorregião Território Aglomerados Municipais e (Gerências Regionais da Educação - GRE) QTD DE REVISÕES POR TERRITÓRIO AUDITÓRIO
Litoral Planície Litorânea 1ª GRE - Parnaíba 2
Meio Norte Entre Rios 4ª, 18ª, 19ª, 20ª e 21ª GRE - Teresina 6ª GRE - Regeneração 3  
Semi-árido Vale do Rio Guaribas 16ª GRE - Fronteiras 17ª GRE - Paulistana 4  
  Serra da Capivara 12ª GRE - São João do Piauí 13ª GRE - São Raimundo Nonato 4
Cerrados Vale dos Rios Piauí e Itaueira 10ª GRE - Floriano 2
  Tabuleiros do Alto Parnaíba 11ª GRE - Uruçuí 2
  Chapada das Mangabeiras 14ª GRE - Bom Jesus 15ª GRE - Corrente 4
TOTAL – 21 REVISÕES

O Estado elevou o desempenho do Piauí da 14° para a 9° posição no ranking educacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Segundo dados publicados em setembro de 2022 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), o Piauí avançou no Ensino Médio com o índice do estado de 3,7, em 2019, saltou a 4,0, em 2021. No Ensino Fundamental, o estado também apresentou evolução na avaliação. Em 2019, a nota as séries finais, do 6º ao 9º ano, a pontuação saiu de 4,3 para 4,9, superando a meta estabelecida para 2021 que foi de 4,7.

O primeiro evento de revisão foi realizado com a 1ª Gerência Regional da Educação, no dia 20 de abril, no Auditório da Associação Comercial de Parnaíba, no Porto das Barcas.

É uma ação do nosso Governador Rafael Fonteles e nosso Secretário de Educação Washington Bandeira que tem como meta colocar o nosso Estado nas primeiras colocações do IDEB. E agora chegou a vez da 14ª Gerência Regional de Educação de Bom Jesus  que tem como gestor o gerente Reginaldo Vaz da Costa.

O evento irá acontecer nesta sexta-feira 28 de abril do ano em curso  na Escola Municipal São José uma parceria da Seduc com a prefeitura de Bom Jesus. Na ocasião irão participar 300 alunos do 9º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual pela manhã e a tarde 300 alunos da 3ª série do ensino medio das quatro escolas estaduais de Bom Jesus.Vale ressaltar que o evento será também transmitido pelo nosso CANAL EDUCAÇÃO para as demais escolas que fazem parte da nossa rede.

Horário do evento

Das 8:h às 11:H com o 9º ano do ensino fundamental

Das 14:H às 17:H – 3ª série do ensino médio

Aula de revisão em Corrente-PI (Foto: reprodução Seduc)