O Secretário de Estado da Justiça do Piauí, Coronel Carlos Augusto, atribuiu a fuga de 17 detentos da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus a uma combinação de falha humana e negligência. A fuga foi registrada no último domingo (18). Quatro foram recapturados até o momento.
Comprometido em corrigir as lacunas no sistema, ele anunciou planos de reforma para a referida penitenciária, destacando a atual superlotação da unidade. Afirmou que a investigação está em andamento para esclarecer os detalhes da fuga.
Como medida imediata, a gerente da penitenciária Denyse Costa e Silva e o gerente adjunto Denis Ferreira de Sousa foram exonerados de suas funções. O Secretário enfatizou o empenho da equipe, revelando a mobilização de um efetivo especializado em captura de fugitivos na região.
Até o momento, apenas quatro detentos foram recapturados, enquanto 13 permanecem foragidos. O Estado continua concentrando esforços para garantir a recuperação de todos os fugitivos e fortalecer a segurança do sistema carcerário.
Dos 17 fugitivos, quatro foram recapturados. Dois dos foragidos identificados como Jociel da Silva e Anderson da Costa foram localizados na segunda-feira (19) na zona rural do município de Currais, que é vizinho a Bom Jesus. Já na manhã dessa terça-feira (20), Rafael Nascimento da Silva foi localizado na cidade de Cristino Castro, que também é uma cidade vizinha a Bom Jesus, e Rosivaldo Florentino Costa e Silva, encontrado na cidade de Canto do Buriti.