A água da barragem Vereda da Cruz, na cidade de Curimatá, pode estar imprópria para consumo. Um laudo feito na água da barragem, em junho deste ano, que mostra que os parâmetros de análise físico-química e microbiológica estão fora do padrão.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que tem conhecimento do problema e que está adotando "as providências necessárias". A Agespisa afirmou que toda a água ofertada à população passa por tratamento adequado para garantir a qualidade para o consumo.
Os químicos consultados mostraram preocupação com os resultados contidos no laudo.
"Os parâmetros microbiológicos estão completamente fora do padrão, como coliformes totais e e.coli. Com base nesse laudo podemos dizer que essa água está imprópria para consumo humano", disse Thiago Chaves, químico e consultor técnico especializado em tratamento de água.
Procurado pela reportagem, o secretário de Saúde do município, Josonilson Miranda Alves, disse que a gestão municipal já tem conhecimento da situação e está atuando para corrigir os índices que estão fora dos padrões.
"Já tomamos todas as providências necessárias para corrigir o problema. A vigilância sanitária já foi informada", afirmou. Perguntado sobre que providências foram tomadas, o secretário preferiu não revelar. Ele também não revelou quando será feito um novo laudo para confirmar se as medidas tomadas estão surtindo efeito.
Agespisa diz que água é tratada
A Agespisa é responsável pelo abastecimento de água do município informou que parte da água fornecida à população vem da barragem, mas que não vai se pronunciar sobre as denúncias referentes ao município de Curimatá. Mas, disse que uma equipe da Agespisa esteve essa semana na cidade coletando material para análise.
Segundo a Agespisa, toda água fornecida pela concessionária passa por um processo de tratamento antes de chegar à casa dos consumidores.
MP vai investigar
O Ministério Público do Piauí, por meio do promotor de Justiça, Luciano Lopes, informou que uma notícia de fato foi instaurada no dia (05), para apurar as denúncias divulgadas.