Professores de escolas e faculdades particulares do Piauí farão paralisação e ameaçam greve

Professores de escolas particulares e faculdades privadas do Piauí irão paralisar as atividades na próxima sexta-feira (4) e no sábado (5). A categoria reivindica, entre outras coisas, a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023-2024.

Segundo Sindicato dos Professores e Auxiliares da Administração Escolar do Piauí (Sinpro-PI), a paralisação é uma resposta às propostas de acordo apresentadas pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe-PI).

“Nossa data base é maio. Desde março encaminhamos propostas e tentamos negociar com o sindicato patronal, mas até agora não conseguimos chegar a um entendimento porque eles sempre ficam querendo fazer redução de direitos”, afirma Marcelo Amorim, secretário-geral do Sinpro-PI.

De acordo com os professores, os termos dos empresários para a assinatura da CCT são: a retirada da bolsa de estudo de 70% no ensino superior aos trabalhadores, dependentes e cônjuges; reajuste salarial abaixo da inflação, aumento da carga horária para mensalistas sem piso salarial e a não concessão de ticket alimentação aos auxiliares de educação.

[embedpress]https://www.instagram.com/p/CvUx6R_AX0R/[/embedpress]