Presidente Lula diz que maridos são mais apaixonados pelas amantes, fala gera polêmica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizou uma fala polêmica durante evento em Brasília nesta quarta-feira (8), ao se declarar “amante da democracia” e dizer que, na maioria das vezes, os maridos são “mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres”. A metáfora, feita antes de iniciar o discurso oficial em ato alusivo ao 8 de janeiro, foi interpretada como de tom machista, gerando críticas tanto de aliados quanto da oposição.

Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no Telegram

“Eu não sou nem marido, eu sou um amante da democracia, porque (na) maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres”, afirmou o presidente, enquanto destacava sua trajetória de militância e o compromisso com os valores democráticos.

Segundo o portal UOL, a primeira-dama, Janja da Silva, não escondeu sua insatisfação com a declaração e reagiu com um “olhar de indignação” e um gesto negativo com a cabeça durante o pronunciamento. A fala também repercutiu de forma negativa nas redes sociais, com usuários e críticos apontando que a metáfora reforça estereótipos de gênero e desrespeita mulheres.

Apesar das críticas, o presidente buscou enfatizar a importância da democracia ao longo do discurso, classificando-a como “uma paixão”. “Falar de democracia para mim é uma paixão, não é uma coisa pequena. É a certeza de que todos devem ter oportunidade para vencer na vida”, completou.

A fala ocorreu em meio a uma série de eventos públicos no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF) em memória dos ataques de 8 de janeiro de 2023. Obras de arte e objetos históricos depredados durante os atos, como o emblemático relógio do século 18, foram restaurados e apresentados como símbolos da resistência democrática.

Confira as últimas notícias do Portal Ponto X Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram

Fonte: Com informações do Correio Braziliense