O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, visitou nesta sexta-feira (15) o Estádio Governador Alberto Tavares Silva, o Albertão, em Teresina. Acompanhado do presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brown, ele afirmou que a nova gestão da entidade quer estar “mais do lado das federações e clubes” e que a ida ao estádio foi para ver de perto as necessidades do local.
“Esse novo modelo de gestão que estamos implementando dentro da CBF é mais participativo, mais do lado das federações e dos clubes. Temos alguns recursos para projetos e viemos aqui, in loco, dar uma olhada no estádio para logo mais estar fazendo esse investimento, esse projeto que tem na CBF”, disse.
Sobre o valor do aporte, Samir Xaud afirmou que depende do projeto elaborado e proposto pela Federação Piauiense. Ele destacou que a ideia é firmar uma parceria entre CBF e Governo do Estado.
Ao comentar as condições do Albertão, o presidente ressaltou a importância da manutenção e de melhorias específicas.
“O estádio é uma estrutura boa, antiga, mas requer alguns cuidados, requer algumas manutenções. Acredito que o gramado é um ponto bem sensível, até porque é onde os jogadores e jogadoras jogam. O gramado é um dos atores principais”, comentou.
O dirigente também falou sobre a realização da final do Campeonato Brasileiro Feminino no Nordeste, em Teresina.
“É muito positivo, ainda mais tendo representante de vocês aqui. Isso é o futebol brasileiro. Eu venho do Norte do Brasil, de uma Série D com meus clubes, venho de uma federação pequena. O que nós queremos é que sempre a CBF olhe com outros olhos para as federações menores e fomentar o futebol brasileiro em todo o território nacional. Esse é um compromisso meu nessa nova gestão.”
Recentemente, técnicos da CBF estiveram no Albertão para um levantamento preliminar. O resultado das vistorias vai indicar se o estádio será incluído no programa “CBF Transforma”, iniciativa que, inspirada nos programas FIFA Forward e CONMEBOL Evolução, busca investir em estádios, categorias de base, futebol feminino e treinamentos.
Se aprovado, o Albertão poderá receber recursos da CBF, FIFA e CONMEBOL.