A Polícia Militar do Piauí (PMPI), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), deu início nesta terça-feira (4) à expansão da campanha “Todos pelo Trânsito: Vida Salvar” para o interior do estado. A solenidade de lançamento ocorreu às 8h, na Praça da Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Bom Jesus, reunindo autoridades municipais, estaduais e forças de segurança.
A iniciativa será levada também aos polos regionais de Picos e Parnaíba, com o objetivo de intensificar as ações de educação, fiscalização e prevenção de acidentes nas rodovias que cortam o Piauí.
O evento contou com a presença do prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, do presidente da Câmara Municipal, vereador Clécio Batista, além de outros parlamentares e secretários municipais, comandantes da Polícia Militar, Delegado da Políca Civil, PRF e policiais das forças de seguranção do Piauí.
Durante a cerimônia, o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, destacou que a interiorização da campanha cumpre uma determinação do governador Rafael Fonteles e do secretário de Segurança Chico Lucas, ampliando o foco de atenção à segurança viária em todo o estado.
“Lamentavelmente, o trânsito ultrapassou o número de óbitos por homicídio no Piauí. Precisamos ter um trabalho específico voltado para essa realidade. Por isso, encampamos essa campanha de conscientização e chamamento, tanto para nossa tropa quanto para a população. A parceria com a PRF tem mostrado resultados concretos e, agora, vamos levar essa lógica para todo o Piauí”, afirmou o coronel Scheiwann Lopes.
O prefeito Nestor Elvas também reforçou o compromisso da gestão municipal com a iniciativa:
“A Prefeitura de Bom Jesus está junto com a Polícia Militar e a PRF para unificar esforços em ações educativas e fiscalizações integradas, com o propósito de reduzir, ou até eliminar, as mortes no trânsito”, declarou.
Resultados
Os resultados da campanha já são perceptíveis. De acordo com dados do Observatório do Trânsito da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (DOT/SSP-PI), o mês de outubro de 2025 registrou 86 mortes no trânsito, contra 112 no mesmo período de 2024, o que representa uma redução de 23,21%.
Na capital, onde a operação foi lançada em 30 de setembro, com o reforço de novos policiais do Comando de Trânsito, a queda foi ainda mais expressiva: de 12 para 8 óbitos, redução de 33,33% em relação ao ano anterior.
No acumulado de janeiro a outubro de 2025, o estado contabiliza 907 mortes no trânsito, uma redução de 1,52% em comparação com 2024. Já o número total de acidentes caiu 26,68%, refletindo o impacto positivo das blitzes integradas, campanhas educativas e operações conjuntas realizadas pelas forças de segurança.
Com a ampliação da campanha para o interior, o governo estadual e as instituições parceiras esperam consolidar uma nova cultura de segurança viária, valorizando a vida e promovendo um trânsito mais seguro para todos os piauienses.
Loading...