A capital federal sediará, no período de 27 a 30 de março, a 24ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, considerado o maior evento municipalista do Brasil. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, que organiza o evento, mais de 9 mil pessoas vão participar, dentre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças municipais.
A Marcha acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com o tema “Pacto Federativo: um olhar para o futuro.” O Piauí vai estar presente na Marcha com uma delegação de mais de 300 pessoas, confirmou o presidente da APPM – Associação Piauiense de Municípios, Antoniel Sousa, o Toninho de Caridade.
“A Marcha deste ano vai ser a maior da história. O Piauí, especialmente, vai ter sua maior comitiva que já foi de piauienses a Brasília em busca de melhorias para o municipalismo. Já temos mais de 108 prefeitos confirmados e 44 vereadores, secretários, assessores. São mais de 330 credenciados e confirmados para participar da marcha representando o Piauí.”, disse Toninho.
Além da programação organizada pela CNM, a APPM também tem uma agenda voltada especialmente para os municípios do Piauí, como um encontro com a bancada federal do estado.
O prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul do Piauí (AMES), confirmou ao Ponto X, que estará presente na Marcha, junto com os prefeitos que fazem parte da AMES.
“No dia 29 vamos estar reunidos com toda bancada, com os 13 representantes, os 10 deputados federais e 3 senadores. Vai ter a presença do Governador Rafael Fonteles, do presidente da Assembleia, Franzé Silva, e alguns deputados estaduais.”, detalhou Toninho.
Toninho antecipou pontos da pauta do encontro. “Nós vamos apresentar um relatório com um pedido de posicionamento dos nossos parlamentares junto a Câmara Federal, para que a gente possa ser inserido no pacto federativo, de forma que os municípios não fiquem de fora e possam melhorar suas ações”.