Piauí tem previsão de chuva após quatro municípios registrarem maiores temperaturas do Brasil

Cidades ribeirinhas localizadas na área do Matopiba deverão receber chuvas intensas nas próximas 48 horas.

O Piauí tem previsão de chuvas intensas nas próximas 48 horas, conforme alertou a Defesa Civil do estado, apesar de quatro municípios piauienses terem registrado as maiores temperaturas do Brasil nesta quarta-feira (5), segundo o boletim mais recente do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os municípios mais quentes foram: São João do Piauí (41,5ºC), Picos (40ºC), Paulistana (40,2ºC) e Canto do Buriti (40,2ºC). Paulistana também liderou o ranking nacional com a menor taxa de umidade, atingindo 13%.

 (Foto: reprodução)  

Alerta de chuvas

Apesar do calor extremo, o climatologista e Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Piauí, Werton Costa, explicou que um sistema vindo do Atlântico Sul deverá trazer instabilidade para a região Nordeste, focando em cidades ribeirinhas da área do Matopiba.

“Estamos recebendo um sistema que tem origem no Atlântico Sul que deve instabilizar boa parte da região Nordeste, ou seja, chuva boa chegando nos municípios ribeiros da Matopiba. O nosso cerrado, de Floriano a Santa Filomena, deve receber um bom canal de umidade. Vai chover em Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro”, afirmou Werton Costa.

As cidades que deverão receber chuvas significativas incluem Floriano, Santa Filomena, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do do Ribeiro.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil Piauí reforça a necessidade de cautela para a população dessas áreas: