Palmeiras e Flamengo fazem a sétima final de Libertadores entre brasileiros

A final da Libertadores será disputada no dia 29 de novembro, no estádio Monumental, em Lima, capital do Peru

A virada histórica do Palmeiras sobre a LDU e a classificação do Flamengo à final da Libertadores levam a competição a ter uma final brasileira pela sétima vez na história. A final entre paulistas e cariocas será disputada no dia 29 de novembro, no estádio Monumental, em Lima, capital do Peru.

A primeira vez em que dois clubes brasileiros decidiram o título da Libertadores foi em 2005. Na ocasião, São Paulo e Athletico disputaram a taça em dois jogos. Na ida, empate por 1 a 1 no Beira-Rio (na ocasião, a Conmebol não autorizou o jogo na Arena da Baixada, ainda antes da reforma para a Copa 2014). Na volta, o São Paulo goleou por 4 a 0, no Morumbi.

Na segunda final brasileira, foi a vez do Internacional levantar a taça. O Colorado venceu o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi. Na volta, empatou no Beira-Rio, por 2 a 2, e garantiu a taça. Entre 2007 a 2016, a Conmebol impôs uma regra para evitar decisões entre equipes do mesmo país, forçando confrontos entre elas até as semifinais. Porém, em 2017, a medida foi desfeita.

Em 2020, o Palmeiras enfrentou o Santos, no Maracanã. Neste momento, a competição já possuía o formato de finalíssima em jogo único. O Verdão levou a taça no Maracanã, ao vencer por 1 a 0, com gol do atacante Breno Lopes.

No ano seguinte, o Palmeiras repetiu a dose. Desta vez numa final contra o Flamengo, a equipe do técnico Abel Ferreira superou os rubro-negros por 2 a 1, no estádio Centenário, em Montevidéu.  Em 2022, O Flamengo conseguiu a redenção. Na final contra o Athletico, a equipe carioca venceu o jogo disputado em Guaiaquil, no Equador, por 1 a 0.

Em 2024, foi a vez do Botafogo na final da Libertadores conquistar o título inédito em cima do Atlético-MG.

Finais da Libertadores entre clubes brasileiros:

Fonte: ge