Em Palmeira do Piauí, no Sul do estado, a prefeitura realizou nesta quinta-feira, 1º de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores, a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico. O evento teve como objetivo discutir as ações para melhoria do saneamento em todo município. A conferência contou com a participação da população e membros do comitê executor do plano.
Dentre os objetivos da conferência, foram discutidas com a comunidade palmeirina ações importantes a serem executadas, de acordo com o amplo debate de representantes, técnicos e a sociedade civil organizada. O Plano de Saneamento Básico Municipal está baseado em quatro eixos ou serviços: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais urbanas e manejo de resíduos sólidos.
A realização da conferência para implementação do plano tem convênio com o Ministério da Saúde – Fundação Nacional de Saúde e o Governo do Piauí. Assim, durante o evento foram repassadas informações sobre cada serviço de saneamento básico, onde todos puderam discutir quais pontos seriam mais importantes para a realidade do município.
Ainda, de acordo com o planejamento do Comitê de Coordenação (CC) e do Comitê Executivo (CE), o projetos e ações para o Plano Municipal de Saneamento irão acontecer por meio de uma construção coletiva da comunidade em reuniões intersetoriais.
De acordo com o coordenador municipal do plano, Jansem Baião, essa foi a primeira conferência para apresentação e discurssão do plano que deverá ser finalizado em aproximadamente 3 meses. O Plano depois de finalizado será encaminhado para o legislativo para apresciação, depois de aprovado pelos vereadores, segue para a sanção do prefeito João da Cruz.
📲Siga o Portal Ponto X nas redes sociais: 👉🏼no Facebook 👉🏼no Instagram 👉🏼no Twitter 👉🏼no youtube 👉🏼De segunda a sexta, Jornal Meio Dia em Ponto na TV Ponto X, clica aqui! [gallery size="full" ids="37836,37837"]