Dos 590 novos casos de câncer de mama previstos em 2022, 187 já foram registrados no Piauí. Neste ano, as mortes por essa doença já chegam a 42 óbitos.
– Até o final de 2022, estimam-se que sejam notificados 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, sendo esse dado uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.
OUTUBRO ROSA
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização e luta contra o câncer de mama para engajar toda a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama. Esse tipo de câncer é a primeira causa de morte por câncer na população feminina.
A coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde, Auzeni Moura Fé, destaca que o diagnóstico precoce do câncer permite o tratamento adequado. Isso melhora as respostas do organismo ao tratamento evitando complicações físicas e psicológicas à saúde da mulher.
EXAMES
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde:
– O Piauí possui 77 mamógrafos, distribuídos em 17 municípios.
– Cada mamógrafo tem capacidade de fazer até 5.069 mamografias por ano.
– Em 2022, o Piauí já realizou até julho deste ano 28.219 exames de mamografia. Desses, 26.082 estavam na faixa etária alvo de 50 a 69 anos.
CUIDADOS
– Reduzir o tabagismo e o consumo de álcool;
– Praticar atividade física regularmente e ter uma alimentação saudável.
– Realizar a mamografia e o autoexame.
“O autoconhecimento é importante para que as mulheres conheçam sua mama. A mulher deve se tocar, observar, sentir, para assim perceber possíveis alterações na mama. Alterações no mamilo, presença de líquido no mamilo, mudança de cor da pele na mama, a presença de nódulos são alterações suspeitas, e ao percebê-las a mulher deve procurar o serviço de saúde para ser feito o diagnóstico”, finaliza a coordenadora.