Obra sobre Direito Agrário propõe o compliance como aliado estratégico do agronegócio brasileiro

Livro de jurista piauiense lançado neste ano aborda como a conformidade legal pode fortalecer o setor rural com foco no desenvolvimento regional.

Lançado recentemente, em meados de julho de 2025, pela Editora LUTZ, de Goiânia, o livro “Direito Agrário – Perspectivas e Desafios Contemporâneos”, do jurista piauiense Helvécio Pinheiro, propõe uma nova visão sobre a aplicação de práticas de compliance no campo, destacando sua importância para a modernização, segurança jurídica e crescimento sustentável do setor agropecuário, o que faz com supedâneo em demais colegas, também coautores do livro.

A obra é direcionada a produtores, empresários rurais e profissionais do agro que atuam em um cenário cada vez mais exigente em termos regulatórios, ambientais e reputacionais. Com linguagem clara e abordagem prática, o autor oferece ferramentas e reflexões que aproximam o Direito da realidade do homem e da mulher do campo.

Segundo Helvécio, a motivação para escrever o livro nasceu da observação direta das potencialidades do Sul do Piauí, região que vem se consolidando como um dos novos polos do agronegócio no Brasil.

“Quando o campo floresce, a cidade cresce. Se o campo produz, a cidade reluz”, afirma o autor, destacando a conexão direta entre o bom desempenho do agro e o progresso das comunidades urbanas.

Além de diversos aspectos do Direito Agrário, a obra traz uma introdução acessível às práticas de compliance, defendendo sua adoção como diferencial competitivo nas propriedades rurais, cooperativas, agroindústrias e outras estruturas do setor, com a seguinte temática Cultivando Conformidade: o compliance como aliado do agronegócio.

O livro estará disponível para aquisição diretamente com o autor e no site da Editora LUTZ.

Mais informações sobre o autor:
E-mail: helvecioneto.juris@gmail.com
Instagram: helvecio_neto
Cidade/UF: Bom Jesus/PI

 Obra sobre Direito Agrário propõe o compliance como aliado estratégico do agronegócio brasileiro