A Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), está promovendo a 7ª Jornada Pedagógica com o tema "EDUCAÇÃO INCLUSIVA". O evento destaca a importância de integrar e abranger a todos, apoiando a diversidade de aprendizado e enfatizando a busca incessante por alternativas que favoreçam o ensino em suas múltiplas formas.
A iniciativa reforça a ideia de que o processo de aprendizagem deve ser contínuo, dinâmico e integrado para garantir o desenvolvimento individual de cada aluno. A 7ª Jornada Pedagógica está sendo realizada entre os dias 05 e 09 de fevereiro. Nos dias 05 e 09, as atividades serão realizadas nas escolas municipais, coordenadas pelos gestores escolares, enquanto nos dias 06 a 08, a programação será centralizada na Escola Municipal Centro Comunitário São José. Durante esses dias, os profissionais da educação terão acesso a uma variedade de atividades, incluindo palestras, formações específicas por área, cursos de aperfeiçoamento e planejamentos pedagógicos.
A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta terça-feira, (06), às 9h, contando com a presença expressiva dos profissionais da educação municipal, do prefeito Nestor Elvas, da Secretária Municipal de Educação, Professora Doutora Oldênia Fonseca Guerra, do presidente da câmara de vereadores, Odair José, e de outros membros do legislativo, bem como o presidente do Sindicato dos Servidores da Educação do Município, Renato Baião.
No decorrer de seu pronunciamento, o prefeito Nestor Elvas revelou uma medida significativa em prol dos educadores, anunciando um reajuste salarial para os professores, superando o índice nacional previsto pelo Ministério da Educação (MEC) em 3,62%. Nestor Elvas convidou os vereadores presentes para participarem da iniciativa, informando que encaminhará um Projeto de Lei (PL) ao legislativo para efetivar o acréscimo salarial de 5%. O gestor ainda comunicou uma gratificação de R$ 300,00 para vigias, zeladores e merendeiras.
"Essa decisão do prefeito demonstra um compromisso notável com a valorização da categoria e vai além das obrigações pelo piso nacional. um aumento superior evidencia o reconhecimento da importância do trabalho dos professores e reforça o comprometimento da gestão municipal com a qualidade da educação local." Ressaltou o prefeito.
Para Oldênia Guerra, secretária municipal de educação, é hora de renovar as esperanças: "É sempre um ano novo quando a gente começa as nossas atividades, e nós estamos começando com a esperança renovada, acreditando que esse envolvimento, essa paixão, essa dedicação, esses ingredientes, que colocamos no nosso fazer pedagógico é o que faz a diferença no trabalho em Bom Jesus". Disse Oldênia.
O evento teve início com delicioso café da manhã e uma bela apresentação das bailarinas do Projeto Estrelas do Cerrado. Em seguida, foi realizada a primeira palestra de destaque. A Professora Wania Boer contribuiu com a palestra "Educação Inclusiva: Como Pensar em Todos?". Na parte da tarde, a professora Jayse Ferreira ministrou a palestra "Ideias Criativas para Inovar suas Práticas Pedagógicas", Bruno Dias, que destacou a palestra; VAAR, qualidade do ensino e receita do Fundeb, além da Secretária Oldênia Guerra, que abordou o tema: "Fortalecendo uma Educação Inclusiva".
A 7ª Jornada Pedagógica "EDUCAÇÃO INCLUSIVA" continua até o dia (08), proporcionando uma oportunidade valiosa para que os profissionais da educação se atualizem e compartilhem conhecimentos.