Uma mulher, de 33 anos, da cidade de José de Freitas, morreu vítima de dengue, no estado do Espírito Santo (ES).
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), apesar da morte ter ocorrido no Espírito Santo, ela foi registrada como sendo do estado piauiense.
LEIA MAIS: Portal Ponto X 📲
Quer ver sua marca aqui no Portal Ponto X ? entre em contato e saiba mais 📲 (89) 98122-9575.
Por isso, o Piauí contabiliza a 19ª morte por dengue. A mulher morreu no dia 4 de abril.
Conforme o painel epidemiológico do Ministério da Saúde, 12.617 casos da doença foram confirmados e sete óbitos continuam sendo investigados no estado piauiense.
A DOENÇA
O transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti, que é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas, e asas translúcidas.
Os sintomas mais comuns são: febre alta e prolongada; dor de cabeça; dor atrás dos olhos; dor moderada nas articulações; manchas e coceira.
📲Confira as últimas notícias do Portal Ponto X 📲Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram 📲Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no TelegraDengue, zika e chikungunya, saiba diferenciar os sintomas
Com o período de chuvas no Piauí chega a sazonalidade das arboviroses, que são doenças virais infecciosas transmitidas por insetos, principalmente pelo Aedes aegypti. As mais comuns na nossa região são: dengue, zika e chikungunya.
Apesar de semelhantes, o médico pediatra, Daniel Brunno, ressalta que essas arboviroses apresentam algumas diferenças em seus sintomas
“Elas se caracterizam por serem doenças febris, febre moderada a alta, dor no corpo, mal-estar, pode haver dor de cabeça, dor atrás dos olhos, surgimento de manchinhas no corpo e sintomas articulares”, explicou o médico
Dengue
– Febre alta e prolongada – Dor de cabeça – Dor atrás dos olhos – Dor moderada nas articulações – Manchas e coceira no final dos sintomas
Zika
– Febre baixa – Coceira em fase inicial dos sintomas – Manchas vermelhas no início dos sintomas – Dor leve nas articulações
Chikungunya
– Febre intensa e mais curta – Dor intensa nas articulações – Manchas vermelhas – Coceira – Olhos avermelhados
O tratamento das doenças é sintomático. “Muita hidratação, uso de antitérmico, controle da dor e coceira. Nas situações de maior intensidade ou maior duração do quadro, é necessário procurar a urgência para uma avaliação mais detalhada com exames para acompanhar a evolução da doença”, ressalta o médico.
Para prevenção a recomendação principal é o controle dos insetos. “Como já bastante difundido, o importante é controlar a proliferação do mosquito, evitar água parada, usar repelente e fazer a proteção individual e ambiental”, pontua.
Com informações do Clube News