Um menino de 12 anos morreu após receber uma descarga elétrica ao tentar abrir a geladeira da casa onde morava no final da tarde de sábado (31), em Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí. Segundo o Grupamento de Polícia Militar (GPM) do município, David Lopes Batista tocou no eletrodoméstico após sair do banho.
A criança, conforme o GPM, havia retornado ao imóvel após uma partida de futebol quando decidiu tomar um banho. Na sequência, foi à cozinha para beber água. Ao tocar na geladeira, então, foi eletrocutada.
David Batista morava com o pai, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe de profissionais tentou reanimar o menino, que não resistiu e morreu no local.
"A guarnição foi acionada e fomos imediatamente ao local, isolamos a área. Ele tinha ido jogar bola. Garoto gosta de jogar bola, né? Aí tomou banho e na hora que tomou banho, foi pegar na geladeira, que deu um choque fatal. O pai dele ainda fez um esforço, chamou o Samu, estava desesperado. O Samu ainda lutou com ele, mas não teve êxito", contou o sargento Adailson.
Dicas de segurança do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
- Não tocar em tomadas ou eletrodomésticos com as mãos ou pés molhados;
- Evitar a utilização de equipamentos elétricos em área molhada;
- Não mudar a posição da chave de temperatura do chuveiro com ele ligado. Quando mudar, certifique-se de que o corpo não esteja molhado;
- Verificar as condições da isolação elétrica dos cabos de alimentação dos equipamentos;
- Desligar aparelhos da tomada antes de limpar ou realizar alguma manutenção; e não puxar da tomada pelo fio, puxar pelo plugue;
- Em caso de crianças, instalar protetor plástico nas tomadas;
- Em caso de necessidade de realização de reparos na instalação, consulte um eletricista.