A pequena Helena, de 4 anos, que enfrentava um câncer hepático raro, faleceu na manhã de domingo (24). Natural de Piripiri, ela foi diagnosticada em setembro de 2024 com hepatoblastoma, um tipo de câncer que ocorre principalmente em crianças.
Nas redes sociais, a mãe de Helena, Luma Fortes, agradeceu as manifestações de carinho de familiares, amigos e da população.
O velório de Helena ocorreu na Capela Mortuária, no Centro de Piripiri. O cortejo até o Cemitério São José, onde ela foi sepultada, contou com apoio do Corpo de Bombeiros do Piauí, da Polícia Militar e da população que torcia pela sua recuperação.
Em novembro de 2024, após iniciar o tratamento em Teresina, Helena precisou ir a São Paulo para uma cirurgia que poderia incluir transplante de fígado. O procedimento, no entanto, não foi necessário.
Segundo o pai da menina, Cícero Eleutério, ela passou por uma hepatectomia, cirurgia em que parte do fígado comprometido é retirada.
Após retornar a Teresina, em fevereiro de 2025 a família recebeu a notícia de que, apesar da cura da lesão no fígado, surgiram novas lesões no pulmão e no quadril.
No último mês de junho, os médicos recomendaram um exame que custava cerca de R$ 15 mil. Para ajudar no tratamento, amigos da família organizaram uma Corrida Solidária e uma Rifa Beneficente.
Fonte: Cidade Verde