Medalha Mérito Empreendedor do Sebrae no Piauí é entregue para empresários e personalidades do extremo sul do Estado

Na noite dessa segunda-feira (05/12), o Sebrae no Piauí realizou a solenidade de outorga da Medalha Mérito Empreendedor João Claudino Fernandes para empresários e personalidades do extremo sul do Estado. O evento, realizado na Unidade Regional do Sebrae em Bom Jesus, contou com as presenças do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto; do vice-presidente da Faepi e presidente eleito do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí para o quadriênio 2023-2026, Filemon Paranaguá; do presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jesus, Odair José; do presidente da CDL de Bom Jesus, Divã Cordeiro, de homenageados e convidados.

“Parabenizo todos os homenageados, que aqui representam parcela do empreendedorismo do extremo sul do Estado. O Sebrae é uma entidade voltada para os pequenos negócios. Por isso escolhemos João Claudino para dar nome a essa medalha. Apesar de ele ter sido o maior empresário da história recente do Piauí, começou bem pequeno. E é esse exemplo que queremos dar. Você começa pequeno e pode se tornar uma referência no estado e no país, assim como aconteceu com Seu João. E o Sebrae quer reconhecer quem empreende e apesar das dificuldades segue em frente. Vocês estão de parabéns. São pessoas como vocês que nos dão a confiança no desenvolvimento do nosso Estado. Nosso Piauí tem um futuro promissor. Encerro a minha missão à frente do Conselho do Sebrae, mesmo depois de ter passado por tantos cargos, me sentindo muito honrado por ter presidido uma instituição de destaque no Piauí. Passo o bastão para o Filemon na certeza de que o Sebrae ficará em excelentes mãos”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

A mesma solenidade já aconteceu em Picos e Parnaíba e será realizada amanhã (06) em Floriano e no dia 19 de dezembro em Teresina, homenageando empresários e personalidades dessas regiões.

A MEDALHA

A Medalha Mérito Empreendedor João Claudino Fernandes faz parte do legado do presidente Freitas Neto à frente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, cujo mandato encerra este ano. Freitas Neto, além dessa honraria, que faz uma justa homenagem a quem é parte da causa do Sebrae, deixará registrado na história da instituição grandes realizações, a exemplo de eventos e ações em prol dos pequenos negócios, como Mercado do Produtor, Mostra Piauí Rio e a maior Feira do Empreendedor já vista no Estado, além de marcantes conquistas como a modernização do auditório e construção de edifício garagem na sede do Sebrae em Teresina, aquisição do prédio onde funciona a Unidade Regional de Parnaíba e nova sede da Unidade Regional de Floriano.

“É uma satisfação muito grande participar desta solenidade em homenagem a empreendedores que servem de inspiração. Vocês representam muito para Bom Jesus e para o Piauí. Chego ao Sebrae para suceder Freitas Neto, homem diferenciado. Essa missão é muito honrosa para mim. Continuarei trabalhando em prol do empreendedorismo que, sem dúvida, é a grande alavanca do desenvolvimento do nosso Estado. E o Sebrae é casa do empreendedorismo. Meu dever será fazer mais e melhor, estando de braços dados com pessoas vocacionadas, promovendo ações para alcançarmos os resultados que o Piauí precisa. Vamos em frente para o bem do empreendedorismo e para o desenvolvimento do Piauí, sempre propagando exemplos de empreendedores como os que aqui foram homenageados, os quais servem de inspiração para as próximas gerações”, afirmou o vice-presidente da Faepi, Filemon Paranaguá.

O objetivo da Medalha, que é a maior honraria concedida pelo Sebrae no Piauí em âmbito estadual, é homenagear personalidades e instituições – civis, militares ou eclesiásticas – que tenham se tornado dignas do reconhecimento ou da admiração por atuação em prol da causa do segmento de micro e pequenas empresas piauienses, podendo ser concedida também em caráter póstumo. A Medalha faz também uma justa homenagem a João Claudino Fernandes, um empreendedor visionário, intuitivo e determinado, que começou com uma pequena mercearia e construiu um império, o Grupo Claudino, que atua em vários segmentos da economia.

OS HOMENAGEADOS EM BOM JESUS

Receberam a Medalha Mérito Empreendedor na solenidade realizada em Bom Jesus, o empresário Luís Martins de Araújo Costa, mais conhecido como Luís Truvial (MM Home Center, Hotel Gurgueia Palace, Gurgueia Park Hotel e Fazenda Boqueirão de Roma); a empresária Maria Isabel Piaia Sartori, mais conhecida como Bebel (Loja Ô de Casa, Brasuca e Núcleo de Saúde e Estética Nandara Marques); a empresária Maria do Perpétuo Socorro Cunha Gomes (Cerâmicas Burity, Polo Cesumar Bom Jesus, Escola Celg e Cacau Show); o empresário e grande personalidade de Bom Jesus, Marcos Antônio Parente Elvas Coelho (Construtora Elvas & Elvas e Elvas Consultoria e Assessoria em Gestão Pública LTDA); e o empresário Adriano Carvalho dos Santos (Fiel Alimentos).

“Estou muito emocionado e gostaria de agradecer primeiramente a Deus por nunca ter me deixado desistir. Foi a graça de Deus que me trouxe até aqui. Saímos de uma situação difícil e hoje estamos recebendo essa homenagem. Ainda me lembro da primeira entrega de tempero que vim fazer em Bom Jesus, saindo de Corrente, em uma moto com reboque. A moto furou o pneu três vezes, mas nós não desistimos. Hoje estamos em cinco estados. Terceirizamos a produção de marcas próprias. Então só tenho motivos para agradecer. Meu sincero reconhecimento ao Sebrae pelo suporte. Essa instituição mudou a história da minha empresa”, disse o empresário Adriano Carvalho dos Santos.

Para a empresária Maria do Perpétuo Socorro Cunha Gomes, a Medalha do Sebrae é a maior honraria para um empreendedor. “Essa medalha significa muito para todos nós, principalmente por levar o nome de Seu João Claudino, um homem inspirador, visionário, determinado, otimista e que tinha uma fé inabalável. Gostaria de agradecer a Deus por me dar visão, coragem, pensamento positivo e sempre muito fé. Agradecer também a minha família, ao meu marido visionário, obstinado e inteligente e também aos meus filhos que me dão força e me fazem melhor a cada dia". Falou.

A solenidade encerrou com apresentação do Mestre Rabequeiro João, destacando um elemento tradicional na cultural de Bom Jesus, a rabeca, que é um instrumento de arco, precursor do violino, utilizado desde a Idade Média.

Foto: Sebrae-PI

Fonte: Sebrae-PI