Mais de 9 mil moradores estão sem água há quase 20 dias em Curimatá; problema é causado por expansão da cidade, diz Agespisa

A população da cidade Curimatá, Sul do Piauí, sofre com a falta de abastecimento de água há quase 20 dias. Segundo moradores, a falta de água é um problema constante e, quando há o abastecimento, a água é de péssima qualidade.

TV Clube apurou que o problema afeta mais de 9 mil moradores dos bairros Bandarra, Samuel Dourado Rego e Centro.

"Aqui é grande e a água não chega. Nesse bairro tem muitas pessoas com necessidades, doentes, enfermas, pessoas com quase 100 anos sem água, isso ta certo?!", relatou um morador da região afetada pela falta de água.

Em nota, a Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), órgão responsável pelo abastecimento na localidade, informou que a falta de abastecimento acontece devido à expansão da cidade para uma região mais alta que o reservatório, extrapolando a capacidade de atendimento do sistema.

Não é a primeira vez

Em maio deste ano, moradores sofreram por vários dias sem água em Curimatá, após a bomba ligada à Barragem de Vereda Cruz queimar. Segundo o prefeito da cidade, Valdeci Júnior, 80% da população ficou sem abastecimento.

Os moradores tiveram que pegar água em um chafariz ligado a uma adutora. Escolas, unidades básicas de saúde e até o hospital estadual ficaram com o atendimento comprometido.

Confira a nota da Agespisa:

A Agespisa informa que a irregularidade no abastecimento de bairros como Bandarra, Samuel Dourado Rego e parte do centro de Curimatá, dentre outros, deve-se à expansão da cidade para uma área de topografia mais elevada que o reservatório, extrapolando a capacidade de atendimento do sistema. Para amenizar o problema, estão sendo realizando estudos no sentido de redimensionar os equipamentos que servem a este local específico, na expectativa de que a água ganhe força suficiente para chegar às residências. A empresa, contudo, não deu previsão de quando o serviço será concluído.

Fonte: G1 Piauí