Durante esse final de semana, especificamente nos dias (20 e 21), uma devastadora queimada atingiu as proximidades do Rio Gurgueia, na região de Bom Jesus, no Sul do Piauí. Uma grande nuvem de fumaça em meio ao forte calor e umidade baixa do ar, tomou conta da cidade. Alguns moradores ficaram assustados com a queimada. O Anel viário que liga a BR-135 à cidade de Currais, foi tomado pelas chamas.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Ronald Tenório, relatou à nossa reportagem que a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado (Semarh) foi imediatamente notificada para iniciar uma investigação sobre as origens desses incêndios de ocorrências alarmantes.
Ronald Tenório, também confirmou que a própria Secretaria de Meio Ambiente estadual irá dirigir uma fiscalização rigorosa dos eventos relacionados a esse desastre ambiental. Além disso, o Corpo de Bombeiros do Piauí foi acionado para conter as chamas, e uma equipe de combate ao fogo que já estava no município de Caracol, se deslocou rapidamente até Bom Jesus, contribuindo para o controle eficaz do incêndio.
Uma informação adicional relevante é que, de acordo com Ronald Tenório, a empresa Equatorial Energia Piauí informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente no mesmo dia em que o incêndio teve início. Há suspeitas de que o incêndio possa ter sido desencadeado devido a problemas na rede elétrica, porém, é importante ressaltar que a Semarh será encarregada de realizar uma investigação para esclarecer as causas desse trágico incidente.
De acordo com informações coletadas pela redação do Ponto X, a Semarh, irá investigar quais foram os danos e prejuízos causados em decorrência do incêndio.
Semarh lança canal de atendimento em caso de incêndios florestais e denúncias de queimadas ilegais no Piauí.
O canal tem como objetivo melhorar e agilizar o monitoramento das queimadas ilegais em todo o estado, bem como prevenir e combater de modo mais eficaz a ocorrência de incêndios florestais. A iniciativa é integrada ao Plano de Ações da pasta para a Prevenção e Controle de Queimadas no Piauí, apresentado no dia 31 de julho de 2023, sendo relacionada a um dos compromissos que integram o eixo Piauí no Clima, do programa de compromissos da Semarh, o ECO Piauí.