O Hospital de Bom Jesus, situado no Sul do Piauí, encontra-se em estado de alerta devido ao aumento de casos de Dengue e Covid-19 na região da Chapada das Mangabeiras. A diretora da unidade, Kamila Sousa, destaca que a superlotação do hospital é decorrente do expressivo número de casos dessas duas doenças. O Ponto X apurou a situação, revelando que o município registra 104 casos de Dengue.
A diretora do H.R.M.S.S. Kamila Sousa informou a nossa redação que uma reunião entre a equipe do hospital e da prefeitura está marcada para esta segunda-feira (05), com o propósito de discutir medidas para mitigar a situação atual.
Uma mulher chamada Maria Crislayanne Rodrigues da Silva, de 31 anos, morreu vítima de dengue hemorrágica neste domingo (4), no Hospital Regional de Bom Jesus. A vitima era da cidade de Alvorada do Gurgueia. Segundo a Secretaria de Saúde da prefeitura de Alvorada do Gurguéia, Maria Crislayanne morava em Brasília, e estava na cidade visitando familiares. Os familiares de Crislaynne informaram que ela contraiu a doença ainda em Brasília.
A Prefeitura está realizando o mutirão de combate ao mosquito transmissor da Dengue. Uma campanha de conscientização também está sendo feita, é importante a participação e contribuição de toda a população. O secretário de Saúde de Bom Jesus, Kepler Miranda, informou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas no combate aos focos de Aedes Aegypti. O município é o terceiro do Estado com maior número de notificações.
"Estamos fazendo Mutirão de Limpeza integrado com as Secretarias de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura. Equipes de ACS E ACE estão em campanha de orientações da população. Neste combate estamos contando com apoio da UFPI nas ruas e estamos fazendo mapeamento dos casos e providenciando bloqueio e ações contra o mosquito nas regiões com foco. Solicitamos também carro fumacê para o Estado e estamos aguardando resposta. As ações de combate à dengue são continuas, temos profissionais em todas as áreas durante todo o ano desenvolvendo ações nos domicílios". Disse o secretário.
Combate ao Mosquito Aedes Aegypti
O mosquito Aedes Aegypti, vetor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, não está no centro do combate necessário para conter a propagação dessas doenças. A população pode adotar as seguintes práticas para prevenir a reprodução do mosquito:
- Verifique se a caixa d'água está devidamente tampada.
- Mantenha as lixeiras sempre bem tampadas.
- Coloque nos pratos de areia das plantas.
- Recolher e acondicionar especificamente o lixo do quintal.
- Limpar as calhas regularmente.
- Cobrir piscinas quando não estiver em uso.
- Tampar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
- Limpe a bandeja externa da geladeira.
- Limpe e guarde as vasilhas dos animais de estimação.
- Mantenha uma bandeja coletora de água do ar condicionado limpa.
- Garantir o fechamento adequado da cisterna.
- Certifique-se de que todos os reservatórios de água estão bem tampados.
A conscientização e a adoção dessas medidas são fundamentais para o controle eficaz do transmissor do mosquito, contribuindo para a redução dos casos de Dengue e outras doenças relacionadas.