A secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rejane Tavares, entregou, nesta sexta-feira (19), 26 tratores e implementos agrícolas, adquiridos por meio de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro, às prefeituras e entidades voltadas à agricultura familiar dos municípios do Piauí. A aquisição, de aproximadamente R$ 7 milhões, faz parte do Programa de Valorização à Agricultura Familiar.
Participaram do evento o deputado federal Castro Neto, que na ocasião representou o senador Marcelo Castro; o superintendente da Companhia dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Marcelo Filho; o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Danilo Viana; a prefeita de Jurema, Kaylanne Oliveira; o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Piauí (Fetag-PI) Evandro Luz; o representante da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Povoado Lagoa, localizado em Santa Filomena, Almério Silva, dentre outros representantes do governo estadual, bem como da Assembleia Legislativa e de associação dos municípios contemplados.
Para Rejane Tavares, a entrega de tratores é importante para a agricultura familiar do Piauí porque fortalece o processo produtivo com o uso da tecnologia. “A gente quando entrega um trator fica extremamente satisfeito, porque quebra o paradigma de que homem do campo trabalha na enxada. E o que a gente precisa é de tecnologia, precisa modernizar a produção da agricultura familiar para que a gente garanta cada vez mais comida no prato das pessoas. Por isso, nosso trabalho aqui na SAF tem um tripé que a gente considera extremamente importante: fortalecer a comercialização, o uso da tecnologia e o beneficiamento da produção”, destacou.
O deputado federal Castro Neto lembrou que a profissionalização do trabalho na agricultura familiar é importante para o fortalecimento da economia e, por consequência, para a melhoria da vida das pessoas. “Muito importante essa entrega de equipamentos para os agricultores. São 26 tratores com carretas e grades aradoras que vão beneficiar o homem do campo. Fortalece a agricultura familiar e o que ele produz, ele vende e, assim, fortalece a economia”, lembrou.
Uma das entidades beneficiadas foi a Associação Serra dos Vitalinos, no município de Simões. Para o presidente da associação, Fábio Lopes do Nascimento, o equipamento vai ser bem utilizado pelos agricultores da região. “Esse trator vai aumentar mais a nossa produção, fortalecer a nossa agricultura, e fazer com que nossa comunidade possa desenvolver melhor o seu trabalho”, disse.