Governador nomeia 650 soldados e reafirma meta de chegar a 4 mil novos agentes de segurança até 2026

Nova turma contém o maior número de mulheres em curso de formação da história da Polícia Militar do Piauí.

O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (25), da formatura de 650 novos soldados do Curso de Formação de Soldados (CFSD 2025). A solenidade foi realizada no Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional (Cefap), em Teresina. Essa nova turma, que estará nas ruas, oficialmente, a partir de segunda-feira, 1º de setembro, tem o maior número de mulheres em cursos de formação da história da Polícia Militar do Piauí. São 280 alunas, que representam mais de 40% do total.

O secretário da Segurança, Chico Lucas, destacou a importância da chegada dos novos policiais. “Esse reforço representa um ganho quantitativo e qualitativo, com profissionais qualificados e preparados. Os 650 novos policiais vão atuar inicialmente em Teresina, onde precisamos reduzir ainda mais os índices de criminalidade, especialmente nos crimes contra a vida e patrimoniais. Essa renovação, somada à integração e ao uso de tecnologia, fortalece a segurança da população piauiense”, afirmou o secretário.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância do reforço no efetivo das forças de segurança e lembrou que, em sua gestão, já foram incorporados mais de 2 mil policiais militares, chegando a 3 mil novos profissionais quando somados à Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros.

 Foto: Gabriel Paulino  

Rafael ressaltou a meta de alcançar 4 mil novos profissionais até o fim do mandato. “Teremos em breve novas turmas da Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros, além de novos concursos para a Polícia Civil, Polícia Militar e para oficiais do Corpo de Bombeiros. Então, certamente, atingiremos essa meta”, afirmou Fonteles.

O comandante-geral da PM, coronel Scheiwann Lopes, destacou o impacto imediato da nova turma e adiantou os próximos passos para a corporação. “Somente neste curso já conseguimos formar mais de 650 homens e mulheres que serão colocados à disposição da Polícia Militar para servir a sociedade piauiense. A maior parte desse efetivo será direcionada a Teresina, já que as turmas anteriores priorizaram o interior”, explicou. Ele acrescentou que a previsão é de que o governo autorize um novo concurso no próximo ano, com mais mil vagas, totalizando quatro mil novos agentes no primeiro mandato do governador Rafael Fonteles.

 Foto: Gabriel Paulino  

Entre os formandos, o sentimento foi de realização pessoal e orgulho pela conquista. O soldado Diego Ferreira Tomaz, natural de Crateús (CE), ressaltou a emoção de concluir o curso e assumir a missão de servir. “Cada etapa foi uma luta, mas estar aqui hoje é a realização de um sonho. É um sentimento maravilhoso de poder servir à sociedade sem medo de estar pronto para proteger”.

A soldado Thácila Ribeiro, de Teresina, também destacou a importância de representar as mulheres na corporação. “De fato, é uma profissão predominantemente masculina, mas a nossa presença faz toda a diferença. Viemos para mostrar que também temos espaço e podemos contribuir muito com a segurança da população”, afirmou.

Loading...