Um filhote de onça-parda foi encontrado, no domingo (24), em Nazaré do Piauí, em estado de desnutrição e muito debilitado. O animal foi encontrado pela estudante de biologia Dávylla Kayllanne.
O filhote foi capturado por moradores na zona rural do município. Desde então, aguardava o resgate pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou pelo Batalhão de Polícia Ambiental.
A estudante relatou que soube da situação no sábado (24) à noite e, no domingo (25), foi até o local para verificar as condições do animal. “Vi que o animal estava bastante desnutrido, debilitado, raquítico mesmo”.
Dávylla passou a fazer contato com o Ibama e a Polícia Ambiental para acelerar o resgate. Ela descobriu, no entanto, que a comunicação entre os órgãos havia falhado.
“A Secretaria de Meio Ambiente de Nazaré do Piauí acionou a Polícia Militar do município, que repassou o caso para a PM de Floriano, mas a informação não chegou à Polícia Ambiental nem ao Ibama. Ontem, a Polícia Ambiental me mandou mensagem para saber o que estava acontecendo e foi só durante a tarde que consegui falar diretamente com o Ibama”, explicou.
Na tarde de segunda-feira (25), a estudante conseguiu falar diretamente com um veterinário do Ibama, que a autorizou a transportar o animal até Teresina. “Na manhã desta terça-feira, já estou aqui com ela no carro para levar para Teresina”, afirmou Dávylla.
O filhote de onça-parda (Puma concolor) será encaminhado para avaliação e cuidados veterinários. A espécie é considerada vulnerável e está ameaçada de extinção no Brasil.