Empresas de médio e alto risco podem dar entrada em licenciamento sanitário de forma digital

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), passou a integrar oficialmente a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim).

Com a integração, todos os processos de licenciamento sanitário emitidos pela Diretoria serão informatizados, aumentando a transparência, simplificação e agilidade das ações e reduzindo o prazo do trâmite dos processos. A iniciativa faz parte do processo de informatização e digitalização dos serviços do Estado, implementado pelo governador Rafael Fonteles.

Agora, as empresas do Piauí, de médio e alto risco, também poderão dar entrada no processo de licenciamento sanitário de forma digital, por meio do novo portal GOV.PI Empresas no endereço eletrônico www.piauidigital.pi.gov.br. A ideia é facilitar o registro e licenciamento de empresas, desburocratizando esses serviços.

“Esses serviços citados são submetidos as fiscalizações da Vigilância Sanitária do Estado, portanto, estarão disponíveis a informatização no portal GOV.PI Empresas”, destaca Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios.

Após a entrada do processo de licenciamento sanitário e a aprovação do projeto arquitetônico, a Vigilância Sanitária vai seguir os trâmites necessários, juntamente com a análise documental da empresa, para posteriormente serem emitidas as licenças. “No caso das empresas de médio risco, a licença é emitida de imediato, mas passa em seguida por fiscalização da DIVISA. Já as empresas de alto risco, as licenças só serão emitidas pela DIVISA após serem fiscalizadas”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Com o processo de licenciamento informatizado na Vigilância Sanitária, as empresas terão mais celeridade para abrir ou regularizar seus negócios. “Com certeza a digitalização desse processo virá como um facilitador para o empreendedor. Essa facilitação no processo da licença, não muda os padrões de qualidade e segurança dos produtos e serviços monitorados pela Vigilância Sanitária”, finalizou a diretora.