Com instalação de nova base e monitoramento de brigadas, Corpo de Bombeiros intensifica combate às queimadas no sul do Estado

Corpo de Bombeiros reforça o compromisso de proteger vidas, patrimônios e o meio ambiente durante o período mais crítico do ano.

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) está reforçando as ações de combate às queimadas no Estado, especialmente no período do B-R-O Bró, quando as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar favorecem a propagação de incêndios em vegetações. Somente em agosto, mais de 900 focos foram registrados em território piauiense, cenário que exige monitoramento constante e atuação intensiva.

As cidades de Uruçuí, Bom Jesus do Gurguéia, Canto do Buriti e Ribeiro Gonçalves estão entre as áreas consideradas prioritárias de monitoramento pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Para reforçar o enfrentamento, o CBMEPI tem realizado reuniões semanais, nas quais são definidos planos emergenciais, estratégias preventivas e ações que garantam resposta mais rápida diante da alta incidência de queimadas nesses municípios.

“Estamos intensificando o apoio a essas regiões com equipamentos e efetivo preparado. No entanto, reforçamos que a população é parte fundamental nesse processo. Sem a conscientização dos moradores, infelizmente esse cenário continuará prejudicando o meio ambiente e a qualidade do ar”, pontuou o coronel Egídio Leite, comandante de Operações dos Bombeiros.

 (Foto: Ascom CBMEPI)  

A coronel Najra Nunes, porta-voz do Corpo de Bombeiros, destaca ainda que a corporação tem investido em ações educativas junto às comunidades, escolas e associações rurais, orientando moradores sobre práticas seguras no dia a dia.

“A prevenção começa dentro de casa, com pequenas atitudes que podem evitar grandes desastres. Não use fogo para limpeza de terrenos ou manejo agrícola, não descarte bitucas de cigarro ou garrafas de vidro em áreas de vegetação e crie aceiros ao redor das propriedades. Também é fundamental manter terrenos baldios limpos. Em caso de princípio de incêndio, o morador pode tentar conter com água, galhos verdes ou areia, se houver segurança. Mas a principal medida é sempre acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 imediatamente. Além disso, estamos levando informação até as comunidades para que cada cidadão saiba como agir e como evitar que o fogo se espalhe”, finalizou.

Com a intensificação das ações e a colaboração da sociedade, o Corpo de Bombeiros reforça o compromisso de proteger vidas, patrimônios e o meio ambiente durante o período mais crítico do ano.

Principais ações do CBMEPI

•Nova equipe em Uruçuí: Uma picape equipada com kit de combate a incêndio ficará de prontidão na cidade.

•Mobilização em massa: Quase todo o efetivo do CBMEPI está em campo, atuando nos focos de incêndio e em outras ocorrências sazonais, como afogamentos.

•Tecnologia a serviço da prevenção: Bombeiros de Teresina e Piripiri receberam capacitação especializada para operar drones em áreas de difícil acesso.

•Brigadas voluntárias: Mais de 1.800 brigadistas atuam em 95 municípios, reforçando o combate em regiões afastadas.

•Monitoramento contínuo: Brigadas estão conectadas 24h ao CBMEPI e à Secretaria de Meio Ambiente, permitindo resposta rápida em situações emergenciais.

 (Foto: Ascom CBMEPI)