Casos de invasão de contas do WhatsApp aumentam no Piauí; saiba como se proteger

O Procon/MPPI destaca a importância de ativar a Verificação em Duas Etapas e a nova função de Chaves de Acesso do WhatsApp.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) emitiu um alerta sobre o aumento de Boletins de Ocorrência relacionados à invasão ou “hackeamento” de contas de WhatsApp. Após se apropriarem do aplicativo, os criminosos passam a agir em nome da vítima, ganham credibilidade entre os contatos e enviam mensagens aplicando diferentes tipos de golpes. Confira no final da matéria como habilitar uma função que ajuda a evitar golpes.

A invasão geralmente ocorre por meio de engenharia social, quando os criminosos convencem a vítima a fornecer o código de seis dígitos enviado por SMS pelo WhatsApp. Sem a ativação de métodos adicionais de segurança, a conta é imediatamente desconectada e passa a ser controlada pelos golpistas.

O Procon/MPPI destaca a importância de ativar a Verificação em Duas Etapas e a nova função de Chaves de Acesso do WhatsApp. A primeira consiste, de forma simples, na adoção de uma senha de 6 dígitos para novos logins. Já a segunda permite a substituição do código por SMS por reconhecimento facial ou impressão digital.

Como se proteger 

Segundo o coordenador-geral do Procon, Nivaldo Ribeiro, é altamente recomendável que todos os usuários de WhatsApp adotem mecanismos extras de segurança para proteger sua conta.

“O criminoso, ao ver todas as suas conversas e mandar mensagens de golpe para seus entes queridos, é algo que precisamos combater. Nosso WhatsApp é como nosso carro: precisamos deixá-lo muito bem protegido e ‘trancado’ para dificultar o acesso dos criminosos”, explica. 

Como ativar a verificação em Duas Etapas no WhatsApp

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp no seu celular.
  2. Toque nos três pontos no canto superior direito (Android) ou em Ajustes (iPhone).
  3. Vá em Configurações > Conta.
  4. Selecione a opção Verificação em duas etapas.
  5. Toque em Ativar.
  6. Crie um código de 6 dígitos que será solicitado sempre que você tentar registrar o WhatsApp em um novo celular.
  7. Informe um e-mail válido, que servirá para redefinir sua senha caso esqueça o código.

 (Foto:MP)