Calor extremo, ventos fortes e ar seco: Piauí tem quatro alertas climáticos

Um alerta de onda de calor foi emitido nesta sexta-feira (11) para as regiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte do Piauí, conforme o Instituto de Nacional de Metereologia (Inmet). Além disso, o estado está commais três aletas classificados como amarelos, de perigo potencial: vendaval, baixa umidade e ventos costeiros.

📲Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no Telegram

ONDA DE CALOR: 

O aviso amarelo, que se estende até  às 18h deste domingo (13), ressalta que as áreas afetadas podem ter temperatura 5ºC acima da média por período de 02 até 03 dias. A onda de calor irá atingir 134 cidades piauienses. Veja quais são abaixo!

VENTOS COSTEIROS

De acordo com o Inmet, até às 18h do domingo (13), haverá a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla. As cidades afetadas são: Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba.

VENDAVAL

O instituto informou o vento irá variar entre 40 km/h e 60 km/h, nos municípios de Assunção do Piauí, Brasileira, Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Cocal, Cocal dos Alves, Domingos Mourão, Juazeiro do Piauí, Lagoa de São Francisco, Luís Correia, Milton Brandão, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, São João da Fronteira e São Miguel do Tapuio.

O alerta aponta baixo risco de queda de galhos de árvores. No entanto, em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

BAIXA UMIDADE:

O aviso de baixa umidade irá atingir todas as regiões do Piauí até as 23h deste sábado (12). A umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Diante disso, o Inmet afirmou haver baixo risco de incêndios florestais e à saúde, mas reforça as seguintes instruções: 

📲TV PONTO X (Jornal, segunda, quarta e sexta às 12h) Inscreva-se no Canal. 📲Confira as últimas notícias do Portal Ponto X 📲Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram

CIDADES AFETADAS PELA ONDA DE CALOR: