O governo anunciou a ampliação do atendimento oncológico, por intermédio do Plano de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade do Piauí. Em Teresina, onde o serviço já existe, será instalada uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Getúlio Vargas (HGV) ainda em dezembro.
O plano prevê ainda a expansão de Unacons para cidades do interior, como Picos, Parnaíba e Floriano. Em Picos, a Unacon irá funcionar no novo hospital que será inaugurado em junho de 2024.
De acordo com o Plano de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade do Estado, Bom Jesus, município polo da Chapada das Mangabeiras, região composta por 244 cidades e aproximadamente 200 mil habitantes, não será contemplada com o a unidade de Oncologia. Um anseio da população Sul do estado, que precisa se deslocar para a capital, dependendo da cidade, quase 900 quilômetros de distância.
Até o fim de 2025, o serviço deve ser implantado nos hospitais regionais de Floriano e Parnaíba, que também ganharão novos equipamentos. Nessas duas cidades também serão construídas novas maternidades.
O Plano de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade prevê um investimento total superior aos R$ 602 milhões, abrangendo todos os territórios de saúde, promovendo a descentralização dos serviços e melhorando o acesso à população.
OCOLOGIAA oncologia é um ramo da ciência médica que lida com tumores e com câncer.
A Oncologia é a especialidade responsável por tratar o câncer, e o tratamento é bem diferente de outros, pois requer uma equipe multidisciplinar, uma vez que pode desencadear o surgimento de outras doenças no paciente imunodeprimido e os diversos efeitos colaterais causados pelas medicações utilizadas
Com informações do Governo do Piauí