Animais silvestres são resgatados de criatório ilegal que vendia carne de caititu e cutia para restaurante

A ação ocorreu nesta segunda-feira (25), após denúncia recebida por órgãos ambientais.

Cerca de 50 animais silvestres foram resgatados de um criatório irregular no município de São João da Fronteira (PI). Os bichos eram abatidos e a carne vendida como caça em um restaurante da região por até R$ 40 o quilo.

A ação ocorreu nesta segunda-feira (25), após denúncia recebida por órgãos ambientais. O local funcionava no distrito de Alto Alegre, às margens da BR-222.

No local eram mantidos 18 caititus (Pecari tajacu) e cerca de 30 cutias (Dasyprocta sp.). Nenhum dos animais possuía licença ou autorização para criação.

Conforme a denúncia, o restaurante vizinho ao criatório recebia os animais abatidos para comercialização. O quilo da carne de caititu chegava a ser vendido por aproximadamente R$ 40.

Durante a operação, os animais foram avaliados por médico veterinário e pelas equipes de fiscalização. Eles foram resgatados e encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Teresina. A expectativa é que, após recuperação, sejam reintegrados à natureza.

A operação contou com participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Ibama e o Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi).

 (Foto: PRF)